• Matéria: Filosofia
  • Autor: stephanyleal3
  • Perguntado 9 anos atrás

o que é um juízo de fato e o que é um juízo de valor? defina- os e de novos exemplos.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
634

Os juízos de fato dizem respeito à realidade factual das coisas e os juízos de valor correspondem a aspectos subjetivos.

Os juízos de fato são descritivos, eles informam sobre a realidade, sobre a forma que as coisas são. Alguns exemplos: “existem mais chineses que alemães”, “a atmosfera da Terra possui oxigênio”.

Os juízos de valor se baseiam em pontos de vista pessoais. Alguns exemplos: ser a favor ou não da pena de morte, “acho Maria bonita”.

Bons estudos!

respondido por: larissamagrani
11

Norberto Bobbio acredita que o preconceito advém do juízo de fato e do juízo de valor.

Juízo de fato: hipóteses científicas e dogmáticas.

Juízo de valor: discriminação racial e de classe social.

Para Norberto Bobbio, grupos representativos são essenciais na instauração e na preservação de uma sociedade política voltada à democracia e à participação coletiva.

Assim, como não há possibilidade de voto direto, tendo em vista a complexidade da sociedade atual, relações políticas são necessárias para se estabelecer normas e leis em prol de todos.

O que gera o vínculo com determinado país são os direitos e deveres garantidos pela legislação local, assegurando o processo de cidadania na sociedade e estabelecendo, na prática, o Estado Democrático de Direito.

O Direito é um conjunto de regras que estipulam o modo de agir humano e o ordena. Tem como pressuposto a ordem e a disciplina que apaziguam conflitos para gerar, assim, a paz social.

Link: brainly.com.br/tarefa/2163353

Anexos:
Perguntas similares