• Matéria: Psicologia
  • Autor: wdfw588
  • Perguntado 8 anos atrás

A sociedade burguesa é formada por três tipos diferentes de proprietários: o capitalista (proprietário do
capital); o dono da terra (proprietário
da renda da terra); e o trabalhador (proprietário do salário). Se todos são proprietários, embora de coisas diferentes, então
todos os homens dessa sociedade são
iguais e possuem direitos iguais.

Respostas

respondido por: AliceNamikaZE
3
Não,essa afirmação está incorreta,pois vivemos em um sistema capitalista onde quem fica com o dinheiro nas mãos é a burguesia,portanto existem muitas desigualdades sociais em uma sociedade onde o que predomina é o dono dos meios de produção e de terras.Os trabalhadores não são donos do salário de terras,eles recebem uma pequena porcentagem do lucro.
respondido por: giovannacollares
4

Não. Por dois motivos:

O trabalhador assalariado não é proprietário de seu salário, mas sim de uma mercadoria especial chamada força de trabalho. O trabalhador vende a sua força de trabalho para o capitalista, e este então o compra por um salário que não corresponde ao real valor de sua força de trabalho. De acordo com Marx (e aqui falo de forma pouco aprofundada pra ficar mais simples), isso acontece pois o método de acumulação do capitalista (como ele faz dinheiro) é através da mais-valia  que é extraída justamente da exploração da produtividade dessa força de trabalho. Quanto maior for a produção de determinado produto, em menos tempo e pagando menos pela obtenção do mesmo (custo da força de trabalho) maior será o lucro do capitalista.

E é pensando exatamente nessa lógica de obtenção de lucro que respondemos a questão da igualdade. Se o capitalista explora o trabalhador o máximo que ele pode para gerar o acúmulo de capital para si mesmo, nos deparamos com uma desigualdade econômica, essa desigualdade econômica se torna uma desigualdade social no ponto em que vivemos numa sociedade de consumo e para que sejam garantidos os direitos básicos, como moradia, alimentação, lazer, e a própria vida nós dependemos de uma outra mercadoria chamada dinheiro.


Perguntas similares