• Matéria: Sociologia
  • Autor: ELIANESOARES2546
  • Perguntado 7 anos atrás

As pessoas são diariamente coagidas a exercerem algum tipo de atividade "livre". [...] Adorno identifica o absurdo, que não deixa de ter sua lógica na sociedade atual, de que o próprio bronzeamento da pele se transforma num fetiche. Mais do que servir para auxílio de um determinado flerte, a obrigatoriedade da tez bronzeada concerne ao necessário reconhecimento dos outros de que o indivíduo conseguiu se desvencilhar por algum tempo do trabalho, afirmando a sua pretensa liberdade. O reconhecimento da aparência de humanização denota a perpetuação da desumanização do indivíduo transformado em propaganda de si mesmo.
Adorno, T. "Tempo livre". In: Palavras e sinais. Trad. de Maria Helena Ruschel, Petrópolis: Vozes, 1995, p. 74.

No texto podemos observar como o processo de mecanização atinge o cerne da nossa estrutura de personalidade, quando "inocentemente" dizemos anós mesmos e aos outros que precisamos nos "desligar" do trabalho, optando por um dia de praia, que promove o tão esperado relaxamento.

No contexto da chamada “indústria cultural” na sociedade capitalista, assinale V ou F diante das afirmativas que se seguem, marcando a seqüência correta:
(__) A mesma lógica que rege o consumo de marcas sociabilizadoras, impele o indivíduo a ter uma identidade “única”, padronizada, alienando-o da primazia de sua liberdade.
(__) Transformado em objeto de propaganda, o individuo não se percebe incorporado a uma lógica de consumo que o escraviza na busca de um padrão determinado de aparência imposto pela sociedade industrial moderna.
(__) A massificação e consumo da produção cultural não implicam na concretização de uma sociedade mais livre e democrática.

Escolha uma:
a. F - F – F;
b. V – V –V ;
c. F –V – F;
d. V – F – V;
e. V – V – F

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

I  é verdadeira, pois a indústria (e o consumo) de massa conduzem os indivíduos na direção da concretização de uma única "concepção" de ser, de modo que agem e se comportam de um modo padronizado, alienados de sua liberdade.

II é verdadeira, pois o indivíduo padronizado é alguém que apenas repete e ajuda a perpetuar um determinado padrão que ele mesmo não escolheu/determinou.

III é verdadeira, pois que todos consumam as mesmas coisas e do mesmo modo não necessariamente implicará em uma democracia (no fascismo, por exemplo, ocorre o mesmo).

É correta a alternativa B.

Perguntas similares