Quais as causas da queda do Segundo Reinado e a prolamação da republica ?
(Podem enviar o site se tiver)
Respostas
Abolição sem pagamento aos fazendeiros: Existia um descontentamento com o Império, por causa da Abolição. A Princesa Isabel havia assinado a Lei Áurea sem conceder indenização aos senhores de escravos, e eles sentiam-se "roubados" por perderem as suas "propriedades" (para eles, os escravos não eram gente, eram coisas!!!).
É por isso que o Partido Republicano cresceu tanto - um dia depois da Abolição. Todos os escravistas viraram republicanos... a esperança era conseguirem na República a indenização que o Império negou.
Só que depois do Golpe Militar, depois de tomarem o poder, o ministro das finanças da República, Rui Barbosa, QUEIMOU todos os registros de compra e venda de escravos, para não pagar nada aos fazendeiros. Com isso, os libertos ficaram sem saber de onde vieram seus antepassados... hoje em dia, poucos negros sabem quem foram seus bisavós, trisavós... só sabem que vieram da África e mais nada... espertinho esse Rui Barbosa, não é?
Outras causas:
- Questão militar: os militares voltaram da Guerra do Paraguai achando que o Brasil lhes devia alguma obrigação e que eles podiam interferir em questões do governo. Passaram a fazer muitas exigências e estavam sempre descontentes. Começaram a se deixar influenciar pela doutrina positivista. Até que um pequeno grupo de militares insubordinados resolveu derrubar o governo, e foram induzidos pelos republicanos a derrubar não apenas o governo, mas a própria Monarquia!
- Questão religiosa: muito difícil ter influenciado alguma coisa... mas é bastante citada. Foi o seguinte: As leis do Papa não valiam nada no Brasil se o Imperador não aprovasse. O Papa mandou a ordem de expulsar os maçons das Igrejas e o Imperador disse que isso não valia no Brasil. Alguns bispos se revoltaram e foram presos. Mas a Princesa Isabel interferiu e ajudou os bispos, então isso não pode ser considerado causa da queda da Monarquia.