Respostas
Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo.
Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
→ Transporte passivo
Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
Difusão simples
Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade. Dizemos, nesse caso, que ocorre um movimento de substâncias a favor do gradiente de concentração. O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma.
Osmose
A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável. A água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado até que o equilíbrio seja alcançado. A água também pode atravessar a membrana pela presença de canais denominados de aquaporinas.
→ Transporte ativo
O transporte ativo ocorre com gasto de energia e, assim como na difusão facilitada, ocorre com a ajuda de proteínas carreadoras, que são denominadas de bombas. Diferentemente da difusão, no entanto, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração. O exemplo mais conhecido de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.
A osmose, a pinocitose e a difusão simples são as principais formas de transporte passivo de membrana.
A osmose ocorre com a absorção ou perda de água para o meio, tudo depende da concentração coloidal dentro da célula e no meio.
A pinocitose é a captura de substâncias no meio extracelular.
A difusão simples envolve a captura de líquidos e substâncias, tudo de acordo com o gradiente de concentração.
Todo meio de transporte membrana que vai contra o gradiente de concentração é um meio de transporte ativo, como a bomba de sódio e potássio.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4727849