• Matéria: História
  • Autor: marcelo2004sant
  • Perguntado 7 anos atrás

caracterize as medidas da politica desenvolvimentista de juscelino kubitschek

Respostas

respondido por: Leticiapl2805
21

construção de rodovias interligando varios pontos do país, desenvolvimento do interior, construção de hidraléticas para o abastecimento de energia das empresas principalmente automobilísticas

respondido por: caiolopes41
7
O governo de Juscelino Kubitschek(JK, 1956-1961) ficou gravado na história republicana brasileira como a época do desenvolvimentismo, um período de grandes investimentos em transporte, produção de energia e indústrias de base, com o intuito de proporcionar o crescimento econômico capitalista ao Brasil. Foi neste período também que os esforços de interiorização da população no território nacional mais foram fortalecidos, com a construção da célebre capital do país, Brasília.

Com a experiência de grandes obras como prefeito de Belo Horizonte, em Minas Gerais, JK se alçou no cenário político nacional prometendo criar um ciclo de desenvolvimento econômico no país durante seu governo, celebrizado pelo lema 50 anos em 5. A base desta proposta foi o Plano de Metas, alicerçado no desenvolvimento de cinco setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação. Os dois últimos setores não tiveram suas metas atingidas, com pouco capital destinado à sua realização. Os demais conseguiram alcançar os objetivos, devido ao grande investimento estatal e do capital estrangeiro. JK fez um apelo explícito ao investimento estrangeiro, chegando suas taxas a níveis que não haviam ainda ocorrido no Brasil.

No governo JK, construíram-se as usinas hidrelétricas de Três Marias e Furnas, esforço necessário para sustentar o ritmo de crescimento econômico, principalmente nas indústrias de bens duráveis, como a indústria automobilística em São Paulo e a siderúrgica Usiminas em Minas Gerais.

Minha fonte de pesquisa : UOL.

caiolopes41: de nada, tenho prova sobre isso hoje as 8:00 na escola.
Perguntas similares