Respostas
Resposta:
Barras de nuts
Barra de cereais
Barra de frutas
Barra de proteínas
Barras energéticas
Explicação:
Algumas opções de barras:
Barras de nuts
Compostas por oleaginosas, frutas secas (coco, damasco, banana, maçã, berries) e cereais (aveia, flocos de arroz, quinoa, linhaça, chia). São fontes de gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras. As gorduras predominantes são os ácidos graxos monoinsaturados (oleico ômega 9), poli-insaturados ácido linoleico (ômega 6) e ômega 3 (castanha do baru, castanhas, macadâmia, nozes). Excelente fonte de energia e propriedade antioxidante.
Barra de cereais
Fonte de carboidratos e fibras, com baixo teor de gordura. Composta por frutas, cereais (quinoa, aveia, linhaça, chia), pode ainda ser acrescida de nuts e adoçadas com mel, melado, açúcar (mascavo, demerara) ou adoçantes. As fibras são importantes para a regularização intestinal, controle glicêmico e redução do colesterol.
Barra de frutas
São apenas compostas por frutas (banana, damasco, ameixa, coco), às vezes adoçadas com mel ou melado e pode ser acrescida de cacau ou chocolate. Muito utilizada em pequenos lanches intermediários por ser fácil de transportar.
Barra de proteínas
Associam normalmente proteínas e carboidratos. Utilizam a proteína do soro de leite (whey) ou proteínas vegetais (soja, arroz, ervilha) e podem ser acrescidas de cacau e chocolate, carboidratos (palatinose, maltodextrina, dextrose), vitaminas e minerais. Normalmente usadas no pós-treino para reparação dos tecidos – recuperação muscular, durante treino/provas de longa duração para garantir aporte de proteínas ou para hipertrofia muscular para aumentar a quantidade de proteína da dieta.
Barras energéticas
Maior fonte de carboidratos, normalmente acrescida de pequena quantidade de proteínas (whey protein ou proteínas vegetais) e pode também conter estimulantes como guaraná, cafeína, chá verde, cacau e ainda vitaminas e minerais. Normalmente usadas no pós-treino para rápida recuperação do glicogênio muscular ou como lanches intermediários.
Atenção à leitura dos rótulos, os ingredientes são descritos em ordem decrescente, ou seja, começando pelo ingrediente de maior quantidade para o de menor quantidade. Cuidado com os ingredientes contidos, podem oferecer riscos à saúde. Evite as que possuem alto teor de açúcares refinados, gorduras trans, conservantes, corantes, realçadores de sabor.