Em busca das melhoras práticas para suas operações as empresas podem o utilizar o Benchmarking para padronizarem as métricas e os dados de processos com outras organizações. Para mensurar as variáveis mais importantes em cada etapa de suas operações, principalmente no Ciclo do Processo Logístico de Exportação. BERTO, Rogério A. Logística Internacional. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2014. Reimpresso em 2018. Diante do texto apresentado, analise as opções a seguir sobre as principais medidas de desempenho utilizadas no Ciclo do Processo Logístico de Exportação e assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Na medida de flexibilidade a logística tem uma grande importância na escala global, sendo que os custos logísticos são um dos fatores-chave para estimular o comércio entre países e entre regiões de um mesmo país. Alternativa 2: O impacto competitivo do ciclo curto dos pedidos é apenas uma parte de todo o processo por meio do qual o capital de giro e os recursos estão envolvidos com o pedido e faz parte da medida de agilidade. Alternativa 3: Na medida de tempo os ciclos de vida curtos exigem prazos menores em que o lead time é definido como o período de tempo entre o recebimento do pedido do cliente e a entrega do produto. Alternativa 4: A medida de agilidade é a habilidade de produzir e entregar produtos dentro do padrão de tempo consistente, de acordo com intervalos de tempo especificados no contrato. Alternativa 5: A medida de flexibilidade significa realizar as tarefas dentro dos padrões desejados dos serviços; velocidade e tempo significam realizar com rapidez e na hora correta.
Respostas
Olá!
Baseado no livro Logística Internacional, de Berto (2014), temos que as opções sobre as principais medidas de desempenho utilizadas no Ciclo do Processo Logístico de Exportação são:
Alternativa 1: Incorreta; na medida dos custos, segundo Ballou (2006) e a logística tem uma grande importância na escala global.
Alternativa 2: Incorreta; a medida do tempo estabelece que, o impacto competitivo do ciclo curto dos pedidos é apenas uma parte de todo o processo.
Alternativa 3: Correta; na medida do tempo, os ciclos de vida curtos exigem prazos menores em que o lead time, que é definido como o período de tempo entre o recebimento do pedido do cliente e a entrega do produto.
Alternativa 4: Incorreta; A medida de agilidade é definida como segundo Christopher e Towil (2001) a habilidade em atender as inconstantes demandas de seus clientes, através da resposta rápida.
Alternativa 5: Incorreta; A medida de flexibilidade segundo Abrahamson (2003) forma de aumento da lucratividade e do crescimento para qualquer organização.