"Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila". Fonte: SECRETARIA DA JUSTIÇA, TRABALHO E DIREITOS HUMANOS - SEJU. O que é ser Cidadão. Disponível em . Acesso em: 23 jul. 2018. Todo indivíduo, segundo parte da teoria democrática contemporânea, precisa se reconhecer enquanto cidadão, identificando a sua importância no sistema democrático. Contudo, de acordo com Axel Honneth, quando os indivíduos não estão satisfeitos com o processo democrático, podem ser desencadeadas duas reações antagônicas. Sabendo disso e considerando os conteúdos trabalhados na aula 06 de Teoria da Democracia assinale a alternativa que indique corretamente quais são essas suas reações. A Conflito social e apatia política B Luta de classes e revolução burguesa C Revoluções burguesa e proletária D Conflitos políticos e competição econômica E Apatia social e conflitos econômicos
Respostas
respondido por:
5
Quando há a descrença nas instituições políticas os cidadãos deixam de acreditar que a política possa ser um meio razoável para resolver as suas diferenças, de modo que os conflitos sociais, que deveriam ser mediados pela política, sem o uso da violência, explodem e se tornam coisa comum.
Junto com esta descrença também surge a apatia política, que é o "abrir mão" do direito de participar da política, de modo que a crise política, paradoxalmente, tende a se aprofundar ainda mais pelo fato de os cidadãos terem "desistido" dela, o que piora ainda mais as consequências desta crise.
É correta a alternativa A.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás