Respostas
palavra ortografia deriva das palavras gregas ortho que significa correto e graphos que significa escrita, portanto, ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras da língua culta, através do conjunto de símbolos (letras e sinais diacríticos), a forma como devem ser usados, a pontuação, o uso de maiúsculas, etc.
CONCEITO DE ORTOGRAFIAS:
A ortografia é a parte da gramática normativa encarregada de estabelecer as regras que regularizam o uso correto das palavras e dos sinais de pontuação na escrita. A base da ortografia está composta por uma série de convenções estabelecidas com antecedência por uma comunidade linguística como o objetivo de respeitar e manter através do tempo a unidade da língua escrita correspondida. No entanto, no caso dos países de língua espanhola, a Real Academia Espanhola de Língua desempenha o papel de responsável por sua regularização.
A razão pela qual a ortografia resulta do estabelecimento de convenções reside no fato que nem sempre há uma correspondência única entre o som e a grafia de um termo. Por outro lado, partindo da base que desde sempre existiu uma grande quantidade de línguas no mundo inteiro é que os critérios utilizados para definir as convenções não são os mesmos em cada língua, pelo qual, cada uma observa a sua própria. Por exemplo, no caso do espanhol, a fonética foi o critério predominante na hora de estabelecer suas regras, mas em línguas como o inglês e o francês, a etimologia tem sido o critério empregado para defini-la, fato que em realidade é a causa do porquê às vezes nestes idiomas surge uma divergência tanto na escrita como na pronúncia.
Dentro do ensino em geral e sem falar do ensino da língua especificamente, a ortografia apresenta um papel fundamental e essencial na hora da aprendizagem e também na conquista na padronização da língua, no caso de tratar-se de uma língua com muito pouca tradição escrita, fato que provoca uma concreta dispersão dialectal.
A ortografia espanhola aplicada hoje em dia foi codificada há muito tempo atrás, mais precisamente no século XVIII, quando a recém-fundada Real Academia Espanhola propôs as primeiras regras ortográficas. Com o tempo, vieram as convenções para evitar as vacilações e confusões com as letras que soam da mesma maneira, mas que se escrevem diferentes, como o "s" ou o "c" e também no uso correto dos sinais de pontuação e acentuação, que costumam ser determinantes na hora de compreender melhor um texto escrito.
ESPERO TER AJUDADO!!!