• Matéria: Pedagogia
  • Autor: julyaneaj07
  • Perguntado 8 anos atrás

Sobre o ensino do texto literário na escola, os Parametros Curriculares Nacionais (PCN) evidenciam problemas como a situação a seguir: “O conceito de texto literário é discutível. Machado de Assis é literatura, Paulo Coelho não. Por quê? As explicações dadas pelo professor não faziam sentido para o aluno. Outra situação de sala de aula pode ser mencionada. Ao solicitar que alunos separassem de um bloco de textos, que iam desde poemas de Pessoa e Drummond até contas de telefone e cartas de banco, textos literários e não-literários, de acordo como são definidos. Um dos grupos não fez qualquer separação. Questionados, os alunos responderam: “Todos são não literários, porque servem apenas para fazer exercícios na escola”. E Drummond? Responderam: “Drummond é literato, porque vocês afirmam que é, eu não concordo. Acho ele um chato. Por que Zé Ramalho não é literatura? Ambos são poetas, não é verdade?” Diante da situação evidenciada é possível afirmar que a escola deve ter como objetivo: a. Formar um bom conhecedor de literatura que consiga identificar grandes obras e principais autores. b. Trabalhar a memorização de datas e biografias dos autores, em detrimento de uma análise mais profunda das histórias que documentam a nossa sociedade ao longo dos séculos. c. Formar um aluno heterônomo que consiga fazer leitura crítica em detrimento ao seu conhecimento, fatos históricos e o cotidiano. d. O ensino de Literatura para formar um leitor literário. Isso significa que é preciso levar o aluno ao amadurecimento como leitor, de forma que não basta que ele aprenda somente a decodificar e compreender um texto, mas, sim, que seja capaz de dialogar com ele criticamente. e. Além de formar um leitor, conseguir tornar um aluno escritor para que consiga além de compreender a leitura de elementos da literatura, escrevê-los.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
2

Olá!

A resposta correta é d. O ensino de Literatura para formar um leitor literário. Isso significa que é preciso levar o aluno ao amadurecimento como leitor, de forma que não basta que ele aprenda somente a decodificar e compreender um texto, mas, sim, que seja capaz de dialogar com ele criticamente.

Desaa forma, conforme explicitado no texto, é função da escola estimlar o aluno pelo texto literário.

A partir disso, o aluno deve ser orientado a compreender, processar e interpretar o texto, de forma que consiga produzir uma opinião consistente a respeito das temáticas, contribuindo para a sua própria formação e autonomia.

Perguntas similares