explique porque o Quilombo de Palmares é considerado um símbolo de resistência contra a escravidão no Brasil
Respostas
respondido por:
3
Palmares é considerado o maior Quilombo, o mais importante, devido ao tempo de resistencia, enfrentamentos , quantidade de pessoas que abrigou. Durou mais de sessenta anos e chegou a contar com uma população de vinte mil habitantes, o que era bastante para a época. Na verdade, era um quilombo formado de vários outros, organizados sob a forma de reino.
Mas temos que considerar que geográficamente estava mais próximo da população negra(litoral). Tem mais: há muito que a história era escrita predominantemente por homens e sob a ótica deles.
Existiu um grande quilombo siatuado em Mato Grosso, próximo a Cuiabá, que após a morte do marido foi administrado por uma mulher. Foi tão democrático que populações oprimidas se abrigavam nele. O Quilombo do Piolho ou Quariterê, deixou a coroa portuguesa temerosa e violentamente exterminou a maioria dos quilombolas.
Não quero com isso tirar o mérito de Palmares, mas deixar que tantos outros foram importantes e que mulheres também estiveram a frente e que proporcionalmente a população de Mato Grosso na época, o Piolho foi muito significativo.
Hoje em Mato Grosso é feriado: decretado pelo atual governo daquele estado, não somente por Zumbi, por palmares, mas por tantos quilombos e tantas lutas existentes naquela região.
Copiei e colei um fragmento sobre Tereza de Banquela:
"Teresa de Benguela viveu no século XVIII
Foi casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho ou Quariterê, no rio Guaporé, em Mato Grosso. Quando seu marido faleceu, assumiu a chefia do quilombo. Revelou-se uma líder ainda mais implacável e obstinada que o falecido. Valente e guerreira, comandou uma comunidade de três mil pessoas, crescendo de tal forma que chegou a agregar índios bolivianos e brasileiros, fato que incomodou a Coroa(...). A Coroa agiu rápido e enviou uma bandeira para acabar com os quilombolas. Presa, Teresa suicidou-se.
Em 1994 a sua história transformou-se no samba-enredo da Unidos do Viradouro por obra de Joãzinho Trinta: Teresa de Benguela – Uma Raínha Negra no
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás