No processo de ensino-aprendizagem do futebol existem vários métodos com diferentes objetivos de trabalho. Quando você gasta todo o seu esforço tentando provar que um determinado tipo de método de ensino é melhor do que outro, você limita o que você pode aprender sobre o vasto e complexo processo de ensino-aprendizagem.
Não necessariamente a correta decisão vai corresponder a uma correta ação, e saber executar um gesto técnico em uma situação descontextualizada nem sempre vai ser transferido para situação real de jogo.
Além disso, cada grupo de jogadores pode reagir de maneira diferente à aplicação de um exercício de treinamento. Assim a combinação dos diversos métodos parece ser a forma mais apropriada, tendo como ponto crucial o momento que deve ser introduzido um determinado tipo de exercício à sequência do treinamento.
No que diz respeito à técnica nas aulas de futebol e futsal, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a.
O domínio dos fundamentos técnicos é sinônimo de bom jogador. No jogo dinâmico de hoje em dia, o domínio dos fundamentos técnicos garante a formação de um jogador inteligente.
b.
Um atleta inteligente é aquele capaz de resolver os problemas do jogo e essa inteligência é vinculada ao atleta ‘técnico’. Assim, o domínio dos fundamentos técnicos pode possibilita resolver os problemas do jogo e são os responsáveis pelo sucesso do jogador.
c.
Ao planejarmos as aulas de futsal e futebol na educação física escolar, assim como na iniciação esportiva, precisamos pensar o ensino da técnica como um fim em si mesmo. A aprendizagem dos fundamentos técnicos constitui os pressupostos necessários para que o praticante seja capaz de resolver os problemas gerados na situação de jogo.
d. A supervalorização da técnica esportiva é consequência do nosso modelo de ensino de esporte baseado no alto rendimento. Para que nossos alunos e alunas joguem futebol por lazer e saúde não é necessário saber executar os fundamentos técnicos com o movimento biomecânico mais eficiente, basta conseguirem resolver os problemas impostos pelo jogo.
e. O desenvolvimento técnico deve ser promovido com o objetivo de garantir o funcionamento do jogo e especializar os alunos e alunas em gestos técnicos com o padrão biomecânico perfeito e eficaz.
Respostas
Olá!
A resposta correta está na letra d. A supervalorização da técnica esportiva é consequência do nosso modelo de ensino de esporte baseado no alto rendimento. Para que nossos alunos e alunas joguem futebol por lazer e saúde não é necessário saber executar os fundamentos técnicos com o movimento biomecânico mais eficiente, basta conseguirem resolver os problemas impostos pelo jogo.
Conforme apresentado no texto, vivemos em uma sociedade marcada pela supervalorização da técnica esportiva.
Dessa forma, na verdade, os problemas do jogo não são resolvidos pela técnica, mas pela inteligência do atleta em percebê-los.
Portanto, o movimento biomecânico perfeito não é um processo condicionante, mas consequente, da realização da resolução dos problemas dentro dos jogos.
Resposta: A supervalorização da técnica esportiva é consequência do nosso modelo de ensino de esporte baseado no alto rendimento. Para que nossos alunos e alunas joguem futebol por lazer e saúde não é necessário saber executar os fundamentos técnicos com o movimento biomecânico mais eficiente, basta conseguirem resolver os problemas impostos pelo jogo.
Explicação: