O Sol participa do ciclo da água, pois, além de aquecer a superfície da Terra, dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam, formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, os rios, os lagos e os mares. Parte dessa água evapora, retornando à atmosfera, e outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.
Considere, então, as seguintes afirmativas.
I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
II. O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. A energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. O ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.
Analisando as afirmativas, quais são as corretas?
Respostas
Resolução
I. (F) Um aspecto fundamental da Terra é a sua abundância de água, que cobre 71% da superfície com uma profundidade média de metros. A hidrosfera constitui mais de 97% de água depositada nas depressões dos oceanos e mares, onde ocorre maior evaporação.
II. (V) A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da evaporação de água das folhas e do caule das plantas, guiada pelo calor do Sol.
III. (V) O ciclo hidrológico condiciona processos atmosféricos que se originam da evaporação de água líquida. Essa evaporação é constante devido ao calor do Sol. A existência dos organismos vivos depende de suprimentos relativamente grandes e contínuos de água.
IV. (V) Na atmosfera, o vapor de água se condensa na forma de nuvens, voltando à superfície da Terra na forma de chuva devido à energia gravitacional, que movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. (V) O homem interfere no ciclo hidrológico por meio da emissão de por processos industriais, o que promove aceleração do aquecimento global e mudanças climáticas em várias áreas.