• Matéria: História
  • Autor: stefane75
  • Perguntado 7 anos atrás

Embora muito criticada atualmente, a noção de 'Idade das Trevas' foi aplicada ao período medieval por muito tempo. Esta denominação foi empregada especialmente a partir do Renascimento, para indicar a recuperação dos valores da Antiguidade após um período medieval marcado pela preponderância do poder da Igreja.

Todavia, o termo Idade das Trevas também é usado para fazer referência a um período da história grega, entre aproximadamente 1100 a.C. a 800 a.C..

O texto-base faz referência ao período da história grega denominado 'Idade das Trevas'. Assinale a alternativa que nomeia corretamente algumas das principais características deste período:

Alternativas:

a)
A presença da escrita e a presença da cerâmica ática.

b)
A ausência da escrita e a presença da cerâmica coríntia.

c)
A presença da escrita e a presença da cerâmica geométrica.

d)
A ausência da escrita e a presença da cerâmica ática.

e)
A ausência de escrita e a presença da cerâmica geométrica.

2)
Duas das principais civilizações que se desenvolveram nos mares Egeu e Mediterrâneo antes dos gregos foram a minoica e a micênica. Estas civilizações tinham a estrutura social erigida em torno dos palácios e desenvolveram formas de escrita que, posteriormente, vieram a influenciar os gregos.

O texto-base faz referência a duas importantes civilizações anteriores à grega: a minoica e a micênica. Assinale a alternativa que nomeia de modo correto o tipo de escrita de minoicos e micênicos, respectivamente.

Alternativas:

a)
Linear A e Linear D.

b)
Linear B e Linear A.

c)
Linear A e Linear B.

d)
Linear C e Linear A.

e)
Linear B e Linear C.

3)
Instigados pelo surgimento da Filosofia e das cidades na Grécia, estudiosos do século XIX, em especial Ernest Renan, criaram o conceito de 'milagre grego' para explicar este fenômeno. Contudo, o conceito tem sido criticado pelos historiadores a partir de meados do século XX. Entre suas críticas, as principais são:

I) Que a filosofia surgiu de maneira inesperada na Grécia sem que houvesse nenhum evento histórico que a engendrasse.

II) Que filosofia grega é um evento sem par, insondável, próprio de um milagre e, portanto, pouco afeito à análise histórica.

III) Que as cidades gregas foram, na verdade, fruto de complexas relações de intercâmbio cultural entre as civilizações do Mediterrâneo.

Com relação às críticas ao conceito de 'milagre grego', é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
apenas I.

b)
apenas I e II.

c)
apenas II e III.

d)
apenas I e III.

e)
I, II e III.

4)
A partir de meados do século XX, em especial após o término da Segunda Guerra Mundial, os conceitos normativos aplicados à Antiguidade, como os de romanização e helenização, passaram a ser alvo de diversas críticas.

O texto-base faz referência a dois conceitos normativos referentes ao Mundo Antigo e às críticas que eles têm recebido. Sobre as críticas ao conceito de helenização, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
Elas têm enfatizado como o conceito apenas pode se aplicado a Atenas do século V a.C., sem poder se estender a períodos anteriores ou posteriores.

b)
Elas têm enfatizado que o conceito não dá conta de exprimir as complexas relações culturais existentes na Antiguidade.

c)
Elas têm enfatizado que o papel civilizador de Alexandre não está suficientemente incutido no conceito de helenização.

d)
Elas têm enfatizado que o conceito de helenização não é suficiente para expressar a magnitude da difusão da cultura grega durante o período helenístico.

e)
Elas têm enfatizado o fato de que os gregos se romanizaram antes de se helenizarem, tornando o conceito inverídico historicamente.

Respostas

respondido por: cassianoweber20
16

respostas

1. e

2. linear a e linear b

3. b

4.b


adeniseguedes: todas corretas. obrigada
jcfqueiroz79: 1E 2C 3B 4B
Perguntas similares