Uma amiga da narradora afirma :"os jovens andam muito mal-educados. A)que exemplo a narradora usa para refutar a opinião da amiga?
B)releia este trecho
"Orientação fornecida,o cavalheiro,que certamente não fazia jus à definição,partiu sem dizer água vai".
Leia o boxe "A origem da expressão da água vai e explique o sentido,no contexto,das expressões destacadas no trecho.
Respostas
Olá,
A) Quando a amiga da narradora afirma "os jovens andam muito mal-educados" a narradora diz que eles andam sem educação, refutando-a.
B) O significado da expressão "água vai" pode ser entendido no contexto de Lisboa no passado, onde as pessoas despejavam a água suja pela janela de suas casas, sempre dizendo "água vai!" para avisar quem estivesse passando por perto.
Sendo assim, quando se diz "nem disse água vai" significa que a pessoa fez algo sem avisar.
Abraços!
Resposta:
Por favor leiam!
A) A narradora usa um acontecimento como exemplo para refutar a sua amiga: "Não era jovem o senhor bem vestidérrimo que quase me segurou no meio da rua ..... para pedir orientação a respeito de um endereço. Orientação fornecida, o cavalheiro, que certamente não fazia jus a definição partiu sem dizer água vai".
Nesse momento ela afirma: "Não era jovem o senhor", refutando (contraditando) a sua amiga, falando que não é apenas os jovens que são mal educados. (a narradora NÂO falou que os jovens são mal educados pois então ela estaria concordando com sua amiga e não à refutando.)
B) O sentido de "Água vai" significa "Sem avisar", então, dentro do contexto significa que o homem saiu sem agradecer, dar um boa noite ou, no mínimo, dizer um obrigado, ou seja, ele justamente saiu sem avisar de forma mal educada.