Os recursos de substituição gramatical consistem em trocar um nome ou expressão por um pronome ou advérbio.
Agora, leia os enunciados a seguir, com atenção, e assinale aquele em que NÃO ocorre o recurso de substituição gramatical.
Respostas
Parece que você se esqueceu de colocar as alternativas. São estas:
a) Dilma Rousself é a atual presidente do Brasil. Ela deseja conseguir a reeleição.
b) Dilma e Aécio sonham ganhar a eleição no primeiro turno, mas haverá, com certeza, um segundo turno. Dilma e Aécio estarão disputando a presidência no segundo turno.
c) Em período de eleição, todos os candidatos só sabem fazer promessas, as quais geralmente não são cumpridas depois de eleitos.
d) Aécio Neves e Marina Silva disputavam o lugar para o segundo turno contra Dilma. E Marina estava convicta que já tinha um garantido.
e) Na eleição de 2014, ocorre um fenômeno interessante, os candidatos resolveram apenas mostrar seus planos de governo sem ataques pessoais. O interessante é que nem sempre acontece assim.
Alternativa B.
>> Os nomes de Dilma e Aécio foram repetidos na segunda oração, bem como o termo "segundo turno". Logo, não houve substituição gramatical.
Os outros itens apresentam substituição gramatical.
a) O pronome "ela" está substituindo o nome "Dilma Rousself".
c) O pronome "as quais" está substituindo o termo "promessas", imediatamente anterior ao pronome.
d) O artigo "um" está substituindo o termo "lugar".
e) O advérbio "assim" está substituindo a situação apresentada na oração anterior (a de que os candidatos resolveram apenas mostrar seus planos de governo sem ataques pessoais).
Resposta:
b) Dilma e Aécio sonham ganhar a eleição no primeiro turno, mas haverá, com certeza, um segundo turno. Dilma e Aécio estarão disputando a presidência no segundo turno.
Explicação: