• Matéria: História
  • Autor: gabrielanayaraalvesd
  • Perguntado 7 anos atrás

Comparacao entre a Ditadura do brasil e da argentina-resumooo pvrr

Respostas

respondido por: RadialistaWillyssom
3
Ditadura argentina

As ditaduras militares substituíram governos populistas em vigor desde os anos 1940. Eram tempos de instabilidade política, que impediam tanto a sedimentação da democracia quanto o desenvolvimento social e econômico de países latino-americanos.

Na Argentina, ocorreram seis golpes de Estado no período entre 1930 e 1976. Nos dois últimos, de 1966 e 1976, os militares estabeleceram regimes autoritários mais duradouros (25 anos, no total).

DITADURA MILITAR SANGRENTA

O ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla ouve a sentença que o condenou a 50 anos de prisão pelo rapto de bebês no regime militar

Em 1966, o general Juan Carlos Onganía comandou o que denominou de “Revolução Argentina”. Diferentemente dos levantes anteriores, que instauraram governos provisórios, foi adotado o modelo de Estado autoritário. Três ditadores se sucederam no poder, até que a pressão popular levou à convocação de eleições presidenciais, com a vitória de Juan Domingo Perón, em 1973.

Três anos depois, em 14 de março de 1976, um novo golpe empossou o general Jorge Rafael Videla. Nos 17 anos seguintes, até 1983, quatro juntas militares comandaram o país. Foi a ditadura mais violenta da América Latina, com estimativa de 30 mil civis mortos na chamada “guerra suja”.

Principais características do regime militar no Brasil:

– Cassação de direitos políticos de opositores;

– Repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição;

– Censura aos meios de comunicação;- Censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos);

– Aproximação dos Estados Unidos;- Controle dos sindicatos;

– Implantação do bipartidarismo: ARENA (governo) e MDB (oposição controlada);

– Enfrentamento militar dos movimentos de guerrilha contrários ao regime militar;

– Uso de métodos violentos, inclusive tortura, contra os opositores ao regime;

– “Milagre econômico”: forte crescimento da economia (entre 1969 a 1973) com altos investimentos em infraestrutura. Aumento da dívida externa.

Comparação

Muita gente faz comparação com a Argentina. Na verdade, é uma comparação indevida, porque, na Argentina, havia antes do golpe um movimento muito forte da luta armada da esquerda. Então, por incrível que pareça, o golpe de 1976 foi recebido, inclusive, com alívio pela população. As pessoas estavam extenuadas daquela sucessão de atos violentos do confronto entre a repressão, que começou antes do golpe, ainda no governo de Isabel Perón, e a esquerda revolucionária. Aqui não houve nada disso. No caso do Chile, realmente lá havia uma experiência socialista com o governo de Salvador Allende, o que também distingue bastante o golpe no Chile do caso brasileiro. Aqui nós não tínhamos nenhuma experiência socialista. O Goulart, inclusive, não tinha esse perfil ideológico. Então, são situações muito diferentes. A gente tende a vê-las como assemelhadas por causa da violência da ditadura, mas são casos completamente diferentes.

Perguntas similares