1)
"As guerras muito longas em locais distantes tornavam cada vez mais difícil a participação dos camponeses na infantaria, o que acabou levando o general romano Mário, em 111 a.C., a recrutar, pela primeira vez, soldados voluntários que recebiam salário"
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2009, p. 88.
O texto-base faz referência ao novo formato de recrutamento militar romano realizado pelo general Mário. Entre as consequências em médio prazo que este tipo de recrutamento provocou em Roma, podemos destacar:
Alternativas:
a)
Uma severa diminuição do recrutamento, uma vez que o sentimento de servir à pátria era a principal motivação do soldado romano.
b)
A ruína da fama e da reputação de Mário, que passou a ser culpado pelo enfraquecimento substantivo do exército romano.
c)
Uma importante mudança no sistema de guerra romano, uma vez que as campanhas distantes foram substituídas por guerras realizadas na Península Itálica.
d)
Como inimigo declarado de Júlio César, Mário promoveu estas mudanças no recrutamento romano com vistas a enfraquecer os poderes do ditador.
e)
Uma maior fidelidade do soldado romano para com seu general do que para com o Estado, aspecto que terá grande peso durante as Guerras Civis.
2)
A História Romana é marcada por diversas guerras, sejam as realizadas durante o período Monárquico, Republicano ou Imperial. À época da República, o mais importante conflito aconteceu com Cartago, nas chamadas Guerras Púnicas.
O texto-base faz referência às Guerras Púnicas, travadas entre Roma e Cartago. Entre as consequências desta guerra, podemos destacar:
Alternativas:
a)
O início da hegemonia romana no mar Mediterrâneo.
b)
A derrota romana e o fim da República.
c)
A ascensão das camadas populares no cenário político romano.
d)
O começo do poderio incontestável de Júlio César, o primeiro imperador romano.
e)
A fundação do Império Cartaginês, que seria o principal inimigo romano no século II d.C.
3)
A transição entre dois tipos distintos de sistemas políticos sejam eles quais forem tende a ser turbulenta e conflituosa. O caso da transição entre República e Império em Roma não foi diferente. Após cerca de uma década de conflitos, surgiu a figura do primeiro imperador, ____________, que inaugurou um período de paz e prosperidade em Roma.
Assinale a alternativa que melhor preenche a lacuna do texto-base.
Alternativas:
a)
Júlio César.
b)
Otávio Augusto.
c)
Marco Antônio.
d)
Pompeu.
e)
Tibério.
4)
A história do surgimento e desenvolvimento da religião cristã durante o período do Império romano é bastante peculiar. Se o culto cristão foi bastante perseguido no princípio, a partir dos tempos do imperador ____________, o primeiro imperador cristão, cresceu exponencialmente, a ponto de, em pouco menos de um século, tornar-se a religião oficial do Império.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto-base:
Alternativas:
a)
Constantino.
b)
Teodósio.
c)
Diocleciano.
d)
Maximus.
e)
Rômulo Augusto.
Respostas
Vamos responder cada questão por vez:
1) Com as medidas tomadas por Mário, um dos maiores comandantes da história romana, o recrutamento subiu e tornou os soldados leais a quem os pagava, não ao Estado romano. A resposta correta da questão, logo, está na alternativa e.
2) Cartago era a principal rival de Roma na região do Mar Mediterrâneo, e sua derrota permitiu que a autoridade da segunda se tornasse absoluta. A resposta correta da questão, logo, está na alternativa a.
3) O primeiro imperador romano foi Otávio Augusto, sobrinho-neto e herdeiro de Júlio César. A resposta correta da questão, logo, está na alternativa b.
4) O primeiro imperador romano cristão foi Constantino. A resposta correta da questão, logo, está na alternativa a.
Resposta: 1- IIapenas.
2-Uma maior fidelidade do soldado romano para com seu general do que para com o ‘Estado’, aspecto que terá grande peso durante as Guerras Civis.
3- O início da hegemonia romana no mar Mediterrâneo.
4-Otávio Augusto