O século XIX é o período da vinda da família real para o Brasil, do incentivo à imigração europeia, da urbanização da sociedade, bem como da formação e modernização das principais metrópoles brasileira. Sobre o contexto brasileiro no século XIX, analise as sentenças a seguir:
I- Por séculos, o Brasil precisou atender ao mercado estrangeiro como fornecedor de matéria-prima. No contexto do século XIX, ainda se caracterizava como um mercado consumidor de produtos industrializados e também de referências culturais, artísticas, ideológicas e arquitetônicas.
II- As ideias de modernidade, aos moldes europeus, que circularam no Brasil no século XIX, serviram como padrões ou referências para a realização de projetos e ações políticas, dentre as quais a destruição dos cortiços; mesmo não sendo adequadas para a realidade brasileira.
III- As principais cidades do Brasil no período Colonial e também durante o Império eram: Brasília, Salvador e Rio de Janeiro. Salvador e Rio de Janeiro eram cidades portuárias ligadas pelo tráfico negreiro e pelo comércio, principalmente de cana-de-açúcar e ouro.
IV- A chegada da família real em 1808 e a urgência para a acomodação da corte ocasionou algumas mudanças em termos de saneamento público, na arquitetura e também com relação às normas de higiene, posturas condutas públicas que foram estendidas às principais cidades do país.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
2
Alternativa D, 1,2 e 3. Veja bem que na alternativa 3 é citado Brasilia, porém Brasilia foi criado no governo de JK no século XX.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás