Respostas
A democracia (demokratía, demos = povo, kratos = poder) tem início na Grécia e foi a base política do mundo moderno. Apesar de pregar pelos princípios de isonomia, isegoria e isocracia, escravos, mulheres e estrangeiros eram devidamente excluídos e não tinham o título de cidadão ateniense. Consequentemente, a participação política desses grupos era ínfima ou quase nula.
Dividia-se em duas: direta e indireta. Na democracia direta, os cidadãos participavam massivamente da pólis, podendo desfrutar da liberdade de propriedade, das liberdades individuais e dos princípios supramencionados- isonomia, isegoria e isocracia. Em contrapartida, a democracia direta era um tipo de governo com limitações, fazendo com que metecos, mulheres e escravos não participassem desta.
Resposta: A Democracia em Atenas funcionava... ... A democracia ateniense é até hoje o modelo universal mais admirado como ideal em matéria de governo. A democracia ateniense era exercida diretamente pelos cidadãos de Atenas, e somente por eles. Todos os demais – estrangeiros residentes e escravos – eram excluídos.