Releia os parágrafos iniciais das duas Exposições as quais aludem a situação de produção dos textos
Respostas
Olá!
I. “Bom dia a todos. Ahn... é um prazer tá aqui de volta. Eu tive aqui há umas... quatro semanas atrás falando pra pais. [...] É uma experiência nova para mim falar pra pessoas na faixa de idade de vocês. Eu, em geral, tenho como interlocutores pessoas mais velhas. Então, vocês, ahn..., por favor, me desculpem se eu ficar um pouco mais formal do que vocês tão acostumados a se relacionar, né?”
II. “Boa noite. Eu queria agradecer ao acadêmico Domício Proença Filho e o Marco Lucchesi pelo convite para participar desta mesa ao lado da Graça Graúna, né?, a quem eu já conheço de algum tempo. É... eu gostaria de... de situar é... o problema de uma forma até mais... é... informal, em tom de conversa mesmo. [...]”
As duas aberturas fazem referência à questão da linguagem. Qual é a preocupação comum aos dois falantes?
Ambos os locutores estão preocupados com o nível de formalidade com que se dirigem ao público ouvinte e se desculpam de adiante. Enquanto no Texto I, o falante se desculpa por eventuais passagens extremamente formais e não claramente compreensíveis, no Texto II, o falante se desculpa por qualquer fala informal que possa vir a tirar a credibilidade de seu discurso.
Espero ter ajudado, um abraço! :)