A formação profissional do professor implica na contínua relação entre teoria e prática; a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente. Nesse entendimento, a Tendência pedagógica pode ser compreendida como:
a-) Controle teórico da organização tradicional dos conteúdos que deverão ser abordados
b-) Concepção de metodologia Institucional e Totalitária do Sistema Educacional.
c-) Mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar, a prática docente e a necessidade social.
d-) As associações civis e as negações institucionais políticas – cognitivas.
e-) Ensino tradicional acima de qualquer abordagem.
Respostas
Bom dia!
Alternativa correta c
Considerando que o ser humano consiste em um ser biopsicossocial, deve-se levar em consideração que toda a prática desenvolvida deve conter aspectos que envolvem o método do ensino, o que a escola proporciona, bem como, o meio em que o aluno vive.
O ensino deve condizer com a realidade do aluno, permitindo que ele a confronte e desenvolva um pensamento racional e crítico sobre ela onde todas as suas habilidadese sejam trabalhadas.
1)
"Cada professor cria seus métodos e suas estratégias de ação, aprende por si, orientado pelo diálogo permanente entre as teorias que elegeu, seus princípios e suas ações em sala de aula. A formação profissional do professor implica, desse modo, uma contínua interpenetração entre teoria e prática, a teoria vinculada à prática, a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente" (LIBÂNEO, 1994, p. 28 apud IAVELBERG, 2003, p. 64).
A partir do texto acima, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:
Resposta: e)
A prática reflexiva do professor opõe-se à submissão de um currículo rígido e engessado na escola.
Explicação: Resposta correta
É necessário que o professor assimile os princípios norteadores do projeto educativo político, social, filosófico, pedagógico, cultural e administrativo (político, social, filosófico, pedagógico, cultural, administrativo) para poder transformar seu projeto educativo e o desenho curricular à medida que reflete sobre suas práticas. Assim, evita ficar submisso e/ou dependente de currículos preestabelecidos.