Sabe-se que não existem caixinhas no processo de formação, tudo está muito bem articulado, e quando se fala em articulação é preciso destacar que o Assistente Social precisa sempre olhar o todo, sem perder de foco o específico.
SIKORSKI, Daniela; CHIAPPETTA, Juliana C. T. D. ; BERNARDO, Rafaela C. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II. Centro Universitário de Maringá. Núcleo de Educação a Distância. Maringá-PR. 2016.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A sociedade é complexa porque os homens também são. Ao lidarmos com o usuário mais vulnerabilizado, não podemos deixar de analisar aquele individuo que está na outra ponta da linha.
II. É preciso considerar que quando um individuo é dominado (excluído) é porque há alguém que o domina (exclui).
III. O Assistente Social deve prever suas ações em relação aos indivíduos que sofrem o processo de exclusão.
IV. O Assistente Social precisa trabalhar exclusivamente na intervenção familiar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III e IV.
Alternativa 2:
I, apenas.
Alternativa 3:
II, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Responder
Respostas
I e II são verdadeiras. O Serviço Social lida, muitas vezes, com um sujeito que foi excluído nos processos de socialização, que são, eles mesmos, complexos, de modo que é necessário abordar os temas sociais com uma visão que busque desvendar as causas subjacentes da exclusão. Além disto, se uns são excluídos é óbvio que há outros que excluem, que os dominam.
III e IV são falsas, pois o assistente social não é capaz de prever ações e reações, mas deve planejar a sua abordagem do modo mais adequado. Além disto, se trabalhasse apenas com a intervenção familiar não estaria trabalhando a sociedade como um quadro geral, como deveria, e sim como um fenômeno particular (o que é um equívoco).
É correta a alternativa 4.
Resposta:
1 e a 2 estão corretas
Explicação: