1)
Aroldo de Azevedo (1910-1974) destaca-se por ter sido um dos primeiros estudiosos a se preocupar com o ensino de Geografia no Brasil. Publicou várias obras e vários manuais, inspirados em um paradigma positivista, com muito destaque para os conteúdos e pouca interação crítica era permitida, tanto por parte dos alunos quanto dos professores.
Profundamente influenciada pela _____________ europeia, assim como por ________ e _________, assim foi a obra de Aroldo de Azevedo.
A alternativa que completa corretamente as colunas (respectivamente) é:
Alternativas:
a)
Geografia Acadêmica, Hegel, Ratzel.
b)
Geografia Escolar, Ratzel, La Blache.
c)
Geografia Escolar, Hegel, Ratzel.
d)
Geografia Acadêmica, Willian, Hegel.
e)
Geografia Escolar, La Blache, Willian.
2)
Os anos iniciais do Ensino Fundamental devem priorizar atividades que envolvam o conhecimento do espaço e da realidade circundante. Não que os demais anos não possam trabalhar da mesma maneira, mas nesse período a criação de vivências, significados e relações é da maior importância, para que a criança seja capaz de interagir e se sentir parte do espaço.
O processo de alfabetização cartográfica, nesse período, deve priorizar:
Alternativas:
a)
a leitura das paisagens, com a mediação do professor, a fim de construir suas primeiras relações referenciais.
b)
a leitura do espaço, com a mediação do professor, a fim de promover a análise de imagens de satélite prioritariamente.
c)
a leitura e compreensão do lugar, como área de interesse, para a cartografia temática.
d)
a leitura do lugar, como região de interesse, a fim de construir as relações de significado.
e)
a leitura do espaço geográfico, exclusivamente, a fim de construir as relações de significado.
3)
Quando os alunos iniciam o segundo ciclo do Ensino Fundamental, também conhecido como anos finais do EF, pressupomos que suas habilidades cognitivas viabilizam a construção de conceitos mais densos e de habilidades mais complexas, assim como aumenta a sua capacidade de inferências na realidade.
Uma das formas de se promover a aprendizagem significativa recomendada para os anos finais do Ensino Fundamental pode ser encontrada na alternativa:
Alternativas:
a)
trabalho com a geografia crítica.
b)
estudo das vertentes geográficas europeias.
c)
estudo das correntes de pensamento geográfico.
d)
trabalho com os temas convencionais.
e)
trabalho com temas transversais.
4)
O desenvolvimento tecnológico e a globalização trouxeram-nos a ideia de organização social em rede, ou seja, existe uma relação dinâmica entre as sociedades, sobretudo no que se refere às trocas comerciais. No entanto, suas paisagens guardam marcas de um passado histórico que às vezes se contrasta com o meio informacional atual.
Sobre essas marcas na paisagem, leia as assertivas seguintes:
I. Indicam que a paisagem foi radicalmente transformada e dela não mais faz parte.
II. Mostram que a paisagem está em constante transformação e seu caráter é dinâmico.
III. Essas marcas são conhecidas como tenacidades.
Das assertivas acima, está(ão) correta(s):
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
I e III, apenas.
c)
somente II.
d)
somente I.
e)
somente III.
5)
Uma das teorias de população mais antigas e também mais criticadas é a Teoria de Malthus. Ele colocava que a miséria era inevitável quando o país contasse com um grande contingente de população absoluta. Isso ocorreria porque em um determinado momento o crescimento populacional ultrapassaria a capacidade dessa sociedade de produzir alimentos. Esse era o chamado ponto de crise. Muitas políticas de controle populacional surgiram e se desenvolveram em função das teorias e pressupostos de Malthus.
Sobre a Teoria de Malthus, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
pressupunha o crescimento populacional em PG (progressão geométrica) e a produção de alimentos em PA (progressão aritmética).
b)
pressupunha que as grandes populações absolutas entrariam em colapso quando a produção de alimentos aumentasse geometricamente.
c)
pressupunha o crescimento populacional em PA (progressão aritmética) e a produção de alimentos em PG (progressão geométrica).
d)
pressupunha que as pequenas populações absolutas entrariam em colapso quando a produção de alimentos aumentasse em progressão aritmética.
e)
pressupunha que as pequenas populações absolutas entrariam em colapso quando a produção de alimentos aumentasse geometricamente.
Respostas
1-b Geografia Escolar, Hegel, Ratzel.
2-b
3-e
4-c somente II.
5-a
1-b. Geografia Escolar, Hegel, Ratzel.
A geografia brasileira foi influenciada pela geografia escolar europeia, assim como também por Hegel e Ratzel, em especial, na obra de Aroldo Azevedo.
2-b. a leitura do espaço, com a mediação do professor, a fim de promover a análise de imagens de satélite prioritariamente.
O processo de alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino médio deve priorizar, em especial, a leitura do espaço.
3-e. trabalho com temas transversais.
O trabalho com temas transversais é uma das formas de promoção da aprendizagem significativa, nos anos finais do ensino fundamental.
4-c. somente II.
As marcas na paisagem, demonstram que a paisagem está em uma transformação constante e apresenta seu caráter dinâmico.
5-a. pressupunha o crescimento populacional em PG (progressão geométrica) e a produção de alimentos em PA (progressão aritmética).
A teoria de Malthus englobava o crescimento populacional em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética.
Bons estudos!