Leia com atenção os textos que seguem:
Texto I
Carta
(Fragmento)
A terra não pertence ao homem; é o homem que pertence à terra. Disso temos
certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. O que fere a terra fere também os filhos da terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo que ele fizer à trama, a si próprio fará.
Carta do cacique Seattle ao presidente dos EUA em 1855.Texto de domínio público distribuído pela ONU.
Texto II
Dicionário de Geografia
Segundo o geógrafo Milton Santos: “o espaço geográfico é a natureza modificada
pelo homem através do seu trabalho”. E “o espaço se define como um conjunto de
formas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma
estrutura representada por relações sociais que estão acontecendo diante dos nossos
olhos e que se manifestam através de processos e funções”.
GIOVANNETTI, G. Dicionário de Geografia. Melhoramentos, 1996.
Tendo em vista o que você leu a respeito dos textos nas aulas e o que assistiu nas videoaulas sobre sua organização, funcionamento, compare-os e aponte pelo menos 3 aspectos em que os dois textos diferem.
Respostas
Olá,
Ao observarmos os textos, podemos perceber que os 3 aspectos em que os dois textos diferem começam com o tipo de texto, sendo que no primeiro temos o gênero carta e o segundo é parte de um dicionário.
Além disso, outro dos aspectos em que os dois textos diferem é a sua estrutura, sendo a primeira organizada em parágrafos e com o início, meio e fim, sustentando os argumentos do narrador, enquanto o segundo também se divide em parágrafos, mas é menor, visto que é apenas uma discrição do conceito de espaço geográfico.
Por último temos a função de ambos: na carta, temos a função de convencimento, onde o indígena busca alertar o então presidente, enquanto que no segundo, há uma definição objetiva de um profissional.
Abraços!
Resposta:
letra A á abordagem mais objetiva do texo