sediada em bruxelas na belgica a Otan foi chamada de alianxa atlantica nomr atribuido ao general rrnesto brckman geisel xxixpresidente do brasil de 1974 1979 sobreessa alianca militar intergovernamental é correto afirmar que
Respostas
As alternativas são:
A a OTAN é uma organização que constitui um sistema de defesa coletiva no qual os seus estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa. A organização se iniciou após a Guerra do Golfo.
B quando nasceu, a OTAN tinha como objetivo conter o avanço comunista, liderado pela então URSS (União Soviética). Com o fim da Guerra Fria, a OTAN deixou de existir, visto que, no mundo multipolar, sua existência não se mostrava mais necessária.
C em 1955, a URSS criou uma aliança militar dos países soviéticos juntamente com a OTAN. O grupo foi criado na intenção de tentar aproximar as nações, o que veio a ser conhecido como período da distensão político-militar.
D atualmente, alguns dos antigos países comunistas, como a República Tcheca e a Eslováquia, entraram para a OTAN, que também se reconfigurou com um novo objetivo; o de juntamente com a ONU, colaborar para a estabilidade e a paz mundiais, abandonando quaisquer intervenções militares.
E a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que hoje tenta pacificar o Afeganistão, é o braço armado da Europa e dos Estados Unidos em conjunto e, apesar do fim da Guerra Fria, a OTAN ainda é vista com desconfiança pela Rússia.
A resposta:
A OTAN surgiu ainda em 1949, portanto, muito antes da Guerra do Golfo, e, apesar do seu objetivo declarado ter sido extinto (defender os países contra a ameaça soviética, posto que a União Soviética não existe mais) ela segue existindo.
Embora a União Soviética tenha de fato criado uma aliança socialista em 1955 (o Pacto de Varsóvia) o objetivo desta aliança era proteger os países-membro contra as ameaças da OTAN, não aproximá-los. Também é falsa a alternativa que diz que a OTAN não mais faz intervenções militares.
É correta a alternativa E, pois a OTAN representa sim um "braço armado" da Europa na medida que é um exército comum a praticamente todos os países europeus, e uma ameaça aos russos, pois, mesmo após a Guerra Fria, ainda parecem ser vistos como uma "ameaça" e como os grandes inimigos da OTAN.