(UNEMAT – MT) No século XIX, à medida que a revolução industrial se consolidava, o pensamento liberal tornava-se a principal referência para estabelecer os parâmetros de funcionamento da economia capitalista. Sobre o liberalismo econômico do século XIX, é correto afirmar.
Respostas
As alternativas são:
a. O liberalismo tinha como princípio central a intervenção do Estado na economia para evitar as crises cíclicas do capitalismo.
b. Um dos exemplos da aplicação bem-sucedida da política liberal, no período, foi a estatização, pela Inglaterra, dos bancos que operavam em seu território.
c. Para os defensores do liberalismo, a economia deveria funcionar com base na lei da oferta e da procura, considerada como a forma mais racional para manter a estabilidade entre consumo e produção.
d. Para os liberais, a divisão internacional do trabalho (produtores de matérias-primas versus produtores de manufatura), proposta pelos mercantilistas, deveria ser abolida, pois perpetuaria a divisão entre países ricos e pobres.
e. Os liberais defendiam a concepção de que o individualismo era extremamente pernicioso para a sociedade, porque este era o cerne da hierarquização social.
A é falsa, pois o princípio central (em economia) do Liberalismo é que o Estado não deve intervir na economia.
B é falsa, pois esta é uma medida protecionista e estatizante, o oposto daquilo que os liberais defendem.
C é verdadeira, sendo, de acordo com eles, o modelo mais seguro para o desenvolvimento de uma sociedade que é economicamente sustentável.
D é falsa, pois os liberais continuaram a defender, no século XIX, as teorias que dividiam deste modo os países.
E é falsa, pois os liberais defendem a hipótese de que é só por meio do individualismo que a sociedade pode escapar da tirania, da imposição dos poucos sobre os muitos.