Respostas
respondido por:
11
Apesar do norte-americano Edgar Allan Poe ser conhecido em todo o mundo como um escritor de terror e gótico, ele também é lembrado como o primeiro escritor policial moderno da história.
Em 1841 Poe publicou Os Crimes da Rua Morgue em que descreve a solução de um crime usando apenas a mente.
Este trabalho tenta mostrar o paradoxo em que a primeira história policial moderna, a base seguida por todas as histórias policiais que vieram depois, tem todos os elementos, desde o crime até o final surpreendente, mas o assassino não é um gênio criminoso, mas um assustado animal selvagem perdido na cidade.1 - Os Crimes da Rua MorgueEsta história é contada através de um narrador anônimo. Pouco se sabe sobre o narrador. Ele não nos diz de onde vem ou quando se passa a história, tudo o que sabemos é que se passa em Paris no século XIX.
O narrador conhece Monsieur C. Auguste Dupin em uma livraria e os dois acabam se tornando amigos. Monsieur Dupin que vem de uma família importante e abastada, mas agora não possui quase nada. A razão pela qual ele e seus ancestrais perderam todo seu dinheiro é, mais uma vez, omitida.
O narrador, homem de posses, aluga uma mansão deserta que, segundo reza a lenda, é assombrada. Ele e Monsieur Dupin concordam em morar juntos pelo tempo em que o narrador ficar em Paris.
No começo da história o narrador faz um discurso sobre análise. Enquanto lemos a história vamos entendendo o motivo de sua obsessão. Monsieur Dupin é um homem muito inteligente com um enorme talento para análise, capaz até de saber o que você está pensando baseado no o que lhe aconteceu durante o dia.
Enquanto eles andam pelas ruas um dia, eles vêem um jornal, e a matéria da primeira página é sobre um assassinato duplo, mãe e filha, na rua Morgue, uma viela deserta de Paris.
Os assassinatos são violentamente cruéis e não razão aparente, uma vez que nada foi roubado, apesar da casa estar em uma bagunça generalizada quando as pessoas entram.
A polícia francesa não tem nenhuma pista sobre o assassino, mas eles prendem um funcionário do banco que ajudou a vítima a levar um dinheiro pra casa na tarde do assassinato.
Monsieur Dupin acredita que ele pode libertar o homem, um conhecido dele, encontrando o assassino verdadeiro.
Com a permissão do chefe de polícia, Monsieur Dupin investiga a cena do crime e chega a uma conclusão. Ele coloca um anúncio no jornal dizendo ter capturado um orangotango e o dono deve buscá-lo.
Um marinheiro vai até a casa onde estão por causa do anúncio. Monsieur Dupin diz que sabe da verdade, que o orangotango é o assassino e homem deve dizer isto à polícia para que um homem inocente seja libertado.
O homem diz que o orangotango fugiu de sua casa. Ele seguiu o macaco até a rua Morgue, onde ele foi atraído por luzes vindas de uma casa, então ele entrou. O marinheiro não pode seguir o macaco até a casa, mas podia ver o que ele fazia. Ele começou a brincar com a mulher, mas ele se assustou e acabou matando a mulher e sua filha.2 - O Assassino da Rua MorgueEsta história de Edgar Allan Poe é considerada a primeira história policial moderna. Apesar de Vidocq e até mesmo Voltaire terem trabalhado com alguns dos elementos que fazem a história policial que conhecemos hoje, somente Poe combinou todas elas dentro deste formato.
O Escaravelho de Ouro
O Escaravelho de Ouro: O empregado, Júpiter, achava que ele estava louco. O amigo, que ele estava doente. O que estaria na realidade acontecendo com William? Que tipo de segredo ele guardava para haver tanta mudança em seu comportamento? Só o escaravelho de ouro poderia explicar o que estava ocorrendo. Gato Negro: Poderia um gato ter poderes sobre as pessoas? Ou o horror que o gato causava era apenas alucinação de uma mente pertubada? Este clássico de Allan Poe vai deixar você com os pêlos arrepiados de tanto medo, feito um gato
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás