Respostas
A atmosfera é formada por uma camada de gases, predominando o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%), sendo que 1% restante é composto pelos seguintes gases: argônio, hélio, neônio, ozônio e dióxido de carbono. Existem diferentes critérios para a divisão das camadas da atmosfera.
Conforme a composição química do ar, a atmosfera pode ser dividida em:
Homosfera – É a camada inferior da atmosfera, iniciando-se no nível do mar e estendendo a 100 quilômetros de altitude, com composição constante e regular de gases.
Heterosfera – Estende-se do fim da homosfera a 500 quilômetros acima do nível do mar. Sua composição não é constante, na qual predominam o oxigênio, hélio e o hidrogênio.
Exosfera – Está acima dos 500 quilômetros de altitude, na qual as moléculas gasosas começam a escapar da atração gravitacional terrestre. Ela é extremamente rarefeita, composta por hidrogênio e hélio.
Outra classificação é realizada conforme a estrutura eletromagnética da atmosfera, ela está dividida em:
Ionosfera – É uma camada atmosférica localizada entre 60 e 600 quilômetros acima do nível do mar. Nela, há grande presença de partículas eletricamente carregadas, principalmente íons e elétrons.
Magnetosfera – É a área em que predomina o campo de atração magnética da Terra. Sua extensão varia em decorrência dos ventos solares.
No entanto, a divisão mais utilizada é feita pela variação de temperatura:
As camadas da atmosfera conforme a variação de temperatura
Troposfera – Compreende a camada mais baixa da atmosfera, vai do nível do mar até aproximadamente 13 quilômetros de altitude. Nela, ocorre a maioria dos fenômenos climáticos, como a formação de nuvens, chuvas, ventos, geadas, havendo grande concentração de poluentes. À medida que a altitude se eleva, a temperatura abaixa.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Estratosfera – Inicia-se no fim da troposfera e vai até 50 quilômetros de altitude. A temperatura varia de -60 °C a -5 °C em sua faixa superior. A cerca de 22 quilômetros de altitude está a camada de ozônio (O3), um gás rarefeito responsável por filtrar os raios ultravioletas emitidos pelo Sol, permitindo o desenvolvimento da vida, pois esses raios são extremamente nocivos.
Mesosfera – Estende-se do fim da estratosfera até 80 quilômetros acima do nível do mar. É a camada da atmosfera com as menores médias de temperatura (de -5 °C a -95 °C), isso ocorre em virtude do fato de não haver nuvens e gases capazes de absorver a energia solar.
Termosfera – Começa no fim da mesosfera e vai até 500 quilômetros de altitude. A temperatura passa de 1.000 °C em sua parte superior, porque nessa faixa existe grande quantidade de gás chamado oxigênio atômico, que absorve o calor dos raios ultravioletas. É uma camada importante para as comunicações, em decorrência da quantidade de gases ionizados que refletem determinados tipos de ondas de rádio.
Exosfera – É a última camada da atmosfera, inicia-se no fim da termosfera e se estende até o espaço exterior. É a camada onde estão localizados os satélites artificiais.
Troposfera
É a camada da atmosfera mais próxima da crosta terrestre, na qual nós vivemos e respiramos. Esta camada vai do nível do mar até 12 km de altura e é basicamente composta pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera: nitrogênio, oxigênio e gás carbônico. É na troposfera que ocorrem os fenômenos climáticos, como as chuvas, a formação de nuvens, relâmpagos, neve etc., além de ser onde ocorre, também, a poluição.
Estratosfera
É a segunda camada mais próxima da Terra, ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de -5ºC a -70ºC. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, responsável pela proteção da Terra ao absorver os raios ultravioletas do sol. Os aviões supersônicos e balões de medição
Mesosfera
Entre 50 e 80 km de distância da Terra encontra-se a mesosfera., que caracteriza-se por ser muito fria, com temperaturas que variam em torno dos -100ºC e com alturas de até 80 km.
Termosfera
Inicia-se no final da mesosfera e vai até 500 km do solo, sendo a camada atmosférica mais extensa e mais quente. É uma camada que atinge altas temperaturas, devido à presença do oxigênio atômico, gás que absorve a energia solar em grandes quantidades.
Exosfera
A exosfera é a última camada, ou seja, a que está mais distante da Terra, antecedendo o espaço sideral e é basicamente formada por gás hélio e hidrogênio. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada, a gravidade não existe e é nela que ocorre o fenômeno da aurora boreal e também é onde permanecem os satélites de transmissão de informações e os telescópios espaciais.