Respostas
Olá!
O folclore paranaense confere à gralha-azul a formação e a manutenção das florestas de araucárias. Segundo a lenda, foi uma missão divida dada ao pássaro. E as espingardas explodiam ou incendiavam ao serem direcionadas à gralha-azul.
É considerado o maior disseminador de araucária, pois durante o outono, época de frutificação das árvores, a gralha-azul estocam os pinhões para servirem de alimento. Elas enterram o pinhão no solo e muitas vezes, esquecem. Assim, propicia a germinação de uma nova árvore no local.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
Quanto a lenda da Gralha-azul, num breve resumo, posso dizer a vocês que no folclore da região Sul do Brasil, especialmente no estado do Paraná, a Gralha-azul tem a função de formar e manter as florestas de araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná.
Na lenda, esta é uma missão divina. Esta também é a razão pela qual as espingardas explodem ou negam fogo quando são apontadas para estes animais, segundo a crença popular.
Apesar de a Gralha-azul ter se popularizado pela manutenção das florestas de araucária, ela é uma ave onívora, ou seja, a gralha consome diversos tipos de alimentos como frutos diversos, pinhão, ovos e filhotes de outras espécies, pequenos vertebrados e invertebrados, e restos de alimentos humanos, como pão.