Leia o excerto a seguir: “Eu cursava o último ano do primário e, como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller mundial do gênero infantojuvenil. Na página de abertura, lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima, é tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos no recreio. Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe, a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de aparecer em casa sem ele.” REY, Marcos. O coração roubado. In: ______. Crônicas para Jovens. São Paulo: Global, 2011. p. 89. Como vimos, o verbo é essencial para exprimir a ideia da ação desejada, em tempo e modo. No primeiro parágrafo do trecho lido, há uma predominância de verbos: Escolha uma: a. no gerúndio, uma vez que a ação acontece no momento da fala. b. no presente histórico, uma vez que a ação já se passara muitos anos, e o narrador quer conferir atualidade aos fatos. c. no modo subjuntivo, pois as ações são descritas com ideia de possibilidade. d. no futuro, visto que há o desejo de o narrador encontrar o seu objeto furtado. e. no modo indicativo, uma vez que indica certeza, mesmo quando está no passado.
Respostas
respondido por:
86
Alternativa E.
Os verbos estão no passado e há predomínio do modo indicativo, uma vez que o narrador tem certeza dos fatos narrados.
Todas as formas verbais se encontram no modo indicativo, pois o narrador descreve fatos ocorridos com ele próprio, logo tem convicção do que está dizendo.
Todas as formas verbais estão no passado.
As formas "cursava", "estava" e "levava" estão no pretérito imperfeito; "deu", "apaixonei" e "voltei" estão no pretérito perfeito; já "desaparecera" e "furtara" estão no pretérito mais-que-perfeito.
respondido por:
23
Resposta:
LETRA C
Explicação:
É um relato, pois conta uma história de experiências vividas, a partir da sequência de ações que ocorreram no passado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás