• Matéria: História
  • Autor: drfagnerodonto
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual das alternativas abaixo está correta quanto à diferenciação que Thomas Hobbes faz do estado de natureza e do estado de sociedade?
A. A frase “o homem é o lobo do homem” é atribuída a Hobbes quando este fala do estado de sociedade, já que é neste momento que o homem No estado de natureza o homem está ligado por laços afetivos de solidariedade que impedem a violência, e o homem somente deixou este estado porque colocou a sua natureza negativa em primeiro lugar, acima da razão.
B. A violência e a guerra generalizada estão no estado de natureza, em que o “homem é o lobo do homem”. Já o estado de sociedade há a esperança de ter uma vida melhor, pois há uma entidade, chamada Estado-Leviatã, capaz de proteger-nos dos outros homens, caso contrário prevalecerá um estado permanente de guerra. Assim, é preciso que todos os homens renunciem aos seus direitos, e os coloque nas mãos de um único poder soberano. Hobbes faz, portanto, uma articulação entre o absolutismo e o contrato social.

C. Tem em si as características que podem levá-lo à violência.

D. Para Hobbes, no estado de natureza o homem conhece plenamente os outros homens e consegue antecipar as suas atitudes. Já no estado de sociedade, se não tiver algum conhecimento pessoal acerca do indivíduo, não é possível dizer se suas atitudes estão orientadas para o bem, desta forma, isso gera a violência e a “a guerra se generaliza entre os homens”, pois se a garantia da paz não existe, vive-se em estado de guerra, seja na luta real ou na disposição permanente para a guerra.

Respostas

respondido por: GabrielMartinsTJF09
2
Alternativa B é a correta
Perguntas similares