Respostas
A causa foi a morte de Francisco Ferdinando herdeiro do Império Austro Húngaro por um Sérvio.
A 1° Guerra é resultado de uma conjuntura de fatos. desde a segunda metade do século XIX, tensões políticas entre os países europeus desenhavam os contornos do conflito. Por exemplo, a Guerra Franco-Prussiana, de 1870, colocou em choque duas potências, e a vitória da Prússia (futura Alemanha), com as perdas territoriais Francesas como na Alsácia e Lorena, e pagamento de indenizações, elevaram a rivalidade entre as duas nações.
Além disso, a partilha da África e o processo de Imperialismo, conjuntamente com um crescente sentimento de nacionalismo, ajudado pelo serviço militar compulsório em muitos países, e o desenvolvimento de novas tecnologias bélicas fortaleceram o clima pesado no continente.
O desfecho foi a eclosão de um conflito catastrófico, após Gavrilo Pincip, membro do grupo sérvio Mão Negra, atentar contra a vida de Franz Ferdinand, herdeiro do trono Austro-Húngaro em Sarajevo, em 1914. O desenrolar foi a declaração sucessiva de guerra entre países com a formação de dois blocos, que lutaram de 1914 a 1918.
:)