A exposição prolongada ao sol pode provocar o surgimento de pares timina-timina na dupla hélice do DNA. Como se esse erro?
Respostas
A dimerização da timina (formação de pares T-T) deve-se à exposição aos Raios UV. Essa radiação é capaz de penetrar em camadas mais externas da derme (pele) e interferir na estrutura do DNA, formando ligações entre timinas (entre pirimidinas, no geral).
As células possuem um mecanismo de reparação do DNA que às vezes detecta esse erro. Porém, isso nem sempre acontece, e a célula multiplica-se com esses pares. Esse defeito pode então causar o câncer de pele.
A exposição prolongada ao Sol pode levar ao surgimento de pares de timina-timina na dupla hélice do DNA porque os raios ultravioleta (raios UV) apresentam grande energia e potencial de adentrar as células, causando modificações em seu DNA (mutações).
Raios UV
Sabe-se que a luz solar consiste em um aglomerado de diversas frequências de luz, sendo elas visíveis ou não. Dentre elas, encontra-se os raios ultravioleta, os quais são classificados como radiações ionizantes por terem a capacidade de penetrarem as células.
Com isso, podem ocorrer mutações no DNA das células, como a ocorrência da dimerização da timina. Esse processo, portanto, pode levar a proliferação desordenada de células da pele, dando origem ao câncer de pele.
Outra questão sobre radiação solar:
https://brainly.com.br/tarefa/25089872
#SPJ2