O Brasil é o maior produtor de cana de açúcar do mundo, somada a produção de Brasil e Índia têm-se mais da metade de toda a produção mundial de cana de açúcar. A cana é matéria prima para uma gama bastante variada de produtos tais como o etanol, o açúcar, a cachaça entre outros. Sendo assim, a produção de cana de açúcar deve ser dividida entre as produções existentes, fazendo com que existam escolhas a serem feitas a respeito da destinação dos recursos disponíveis. Imaginando uma economia que produza apenas dois bens (etanol e açúcar) tenha como fatores de produção apenas a cana de açúcar e a mão de obra, responda as questões que se seguem: a) Caso ocorra uma forte diminuição na produção da cana de açúcar por conta de um desastre climático, qual seria o impacto causado na Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP) desta economia? Justifique sua resposta. (30%) b) Considerando que a economia apresenta Pleno emprego dos fatores e mantendo fixa a produção de cana de açúcar e a quantidade de trabalhadores existentes nesta economia o que aconteceria com a produção de açúcar caso se decidisse aumentar a produção de Etanol? Qual é o conceito econômico aplicado neste caso? (40%) c) Caso os trabalhadores da produção de etanol entrassem em greve, qual seria o impacto na Fronteira de Possibilidade de Produção? Justifique sua resposta. (30%)

Respostas

respondido por: Danas
0

Olá!  

A fronteira de possibilidade de produção é uma curva que indica as possibilidades de produção, ela leva em consideração os fatores de produção e cria um limite para a produção de acordo com os fatores de produção.  

A) Caso ocorre-se uma forte diminuição na produção de cana de açúcar por conta de um desastre climático, a fronteira iria diminuir pois os fatores de produção do Etanol “matéria prima” e “estrutura” diminuíram.  

B) A fronteira iria se manter, mas a a produção poderia aumentar até o seu limite máximo, esse é o conceito da produtividade máxima.  

C) Uma greve levaria a redução da fronteira para 0, sem mão de obra não há produção nenhuma, logo não existe fronteira positiva.

Perguntas similares