Respostas
Por conta do passado histórico escravista que o Brasil possui, hoje em dia a sociedade ainda herda esse preconceito étnico-cultural em diversas instâncias. No passado quando os negros foram libertos pela Lei Aúrea em 1888, não houve nenhum plano de nserção deles a sociedade, muitos sabiam somente fazer os ofícios que aprenderam no tempo em que eram explorados, não tinham recursos, casas, nem renda, e difiicilmente tinham família. Após libertos eles tinham de arranjar algum local para ficar, como moradias coletivas e/ ou moradias improvisadas, principalmente em encostas de morros.
No passado não se foi dado oportunidades a essa parcela da população, fazendo com que uma parcela de seus descendentes atualmente ainda sofram influencia da vida repleta de dificuldades de seus ancestrais.
Pois existe o preconceito que já está presente no Brasil desde a chegada dos Europeus e com isso a escravidão, e, após seu fim, a desigualdade social em larga escala, tendo os ex escravos como a parcela segregada.
A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.
Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.
Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas, como:
- Aumento das desigualdades;
- Diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.
tipos de desigualdade:
https://brainly.com.br/tarefa/3361661