Conta a lenda que, certo dia, houve uma competição de remo entre equipes de duas empresas: Sucesso S.A. e Carimbaí Ltda.
Logo no início, a equipe da Sucesso se distanciou e completou o percurso meia hora antes que os adversários. De volta ao trabalho, o Comitê Gestor de Remo da Carimbaí foi avaliar o resultado e concluiu:
1. A equipe da Sucesso era formada por um chefe de equipe e nove remadores.
2. A equipe da Carimbaí era formada por: a) Um chefe de equipe; b) um gerente de projeto; c) um assistente de gerência; d) um auditor de qualidade; e) um assessor técnico; f) um analista de não-conformidades e procedimentos; g) um cronometrista; h) um revisor; i) um remador.
A conclusão do Comitê ao avaliar as razões do fracasso foi unânime: O remador é incompetente!
Na lenda apresentada, existe uma crítica a um tipo de organização marcada pelo excesso de níveis hierárquicos, em detrimento do objeto principal do trabalho.
Pense e registre no bloco de notas:
• Que críticas você faria à organização Carimbai?
• Que outro nome você daria à organização, baseado no seu modo de trabalhar?
• Como se explica que o Comitê tenha chegado àquela avaliação final?

Respostas

respondido por: thaynnaba
14

olá!

no caso em questão podemos afirmar que o texto trás uma interessante perspectiva sobre trabalho em equipe e as melhores forma de gerir um grupo de pessoas.

nesse aspecto vemos que enquanto a empresa sucesso teve uma hierarquia bastante rígida, a empresa carimbaí pecou pelo fato de possui uma hierarquia muito flexível em que não havia aguem determinado de comando que pudesse fazer as tomadas de decisões de forma correta, sendo esta a principal crítica à equipe.

assim, pela falta de um sistema hierárquico, a equipe ficou enfraquecida, levando a derrota. por outro lado, um sistema hierárquico forte pode ensejar uma gestão até mesmo ditatorial.

espero ter ajudado!

Perguntas similares