• Matéria: ENEM
  • Autor: jpaivadenovaesp7z8y3
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto I

Em primeiro lugar, o povo dá um salário aos que se reúnem na Assembleia; uma dracma para as sessões ordinárias, nove óbolos para a assembleia principal. Os juízes recebem três óbolos. Os nove arcontes recebem cada um quatro óbolos para a sua alimentação e para o sustento de um arauto e de um tocador de flauta. Enfim, todos aqueles que são enviados como magistrados recebem uma compensação em gêneros para a sua alimentação.

Vocabulário

Óbolo: moeda de menor valor, correspondente à sexta parte de uma dracma, sendo 0,5 grama de prata.
Dracma: unidade monetária adotada em muitas cidades-estados gregas.

ARISTÓTELES. Constituição de Atenas, Livro XII. Apud MOSSÉ, C. As instituições gregas. Lisboa: Edições 70, 1985 (adaptado).

Texto II

Com efeito, fomos nós que te demos a vida, que te alimentamos, que vigiamos a sua educação, te demos, assim como aos outros cidadãos, todos os bens possíveis. Nenhuma de nós, as Leis, impede quem quer que o deseje de partir para uma colônia, se não estiver satisfeito conosco, nem com a cidade. Mas se algum de vós aqui ficar, sob a nossa forma de fazer a justiça e de administrar a cidade, então nós dizemos que esse se obriga a obedecer-nos e a fazer o que lhe ordenamos.

PLATÃO. Críton. Apud MOSSÉ, C. As instituições gregas. Lisboa: Edições 70, 1985 (adaptado).

Dois princípios da democracia ateniense, descritos nesses textos clássicos, encontram-se expressos, respectivamente, em:

a) Distribuição igualitária dos recursos materiais ― Preceito da virtude moral.
b) Ordenação simétrica dos impostos urbanos ― Salvaguarda do consenso civil.
c) Representação proporcional dos serviços políticos ― Garantia da isonomia social.
d) Remuneração equivalente dos cargos administrativos ― Imperativo do código jurídico.
e) Disposição equânime das recompensas públicas ― Princípio da legitimidade institucional.

Respostas

respondido por: Anonymous017
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Alternativa c) Representação proporcional dos serviços políticos ― Garantia da isonomia social.

Pois os dois textos tem em comum serviços políticos, tanto em leis e aplicações no segundo texto, como na reunião de juízes e terceiros em assembleias e distribuição de salários...

Sem contar que as duas fontes contém o mesmo conteúdo, representando uma união semelhante

Espero ter ajudado, bons estudos!!

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