• Matéria: História
  • Autor: bombomsdj
  • Perguntado 9 anos atrás


Questão 2

A incorporação de documentos nas aulas de História possibilita dentre outros aspectos:

I. Trabalhar somente na visão positivista e linear da História, enfocando “os heróis” e seus grandes feitos.

II. Trabalhar conforme as novas propostas para o ensino da História adotando, por exemplo, a perspectiva da Nova História que incorpora o homem comum e as ações de seu cotidiano como objetos de estudo da História.

III. A utilização de documentos possibilita aprofundar o conhecimento sobre os temas em estudo contribuindo para melhor compreensão deles.

IV. Trabalhar com documentos históricos exige pesquisa por parte do professor que deve selecionar o que será significativo para os alunos, o que inviabiliza a indicação deles como materiais didáticos.

Considerando as afirmativas acima, estão corretas:

Escolha uma:
a. somente II e IV.
b. somente II e III.
c. I, II, e III.
d. somente I e IV.
Questão 3

Texto da questão
O trabalho com documentos históricos configura-se em um exercício de aproximação do aluno com uma realidade distante. Por meio dos documentos, ele entra em contato com determinadas linguagens e formas de pensar de outras épocas. Dessa maneira, o documento ajuda a dar maior concretude para um outro tempo. Ao analisar uma carta, um diário, um relato, surgem pessoas de carne e osso em meio à grande quantidade de informações e conceitos com os quais eles convivem. (RODRIGUES, Maria Rocha. O uso de documentos históricos em sala de aula).

Alguns cuidados são recomendados aos professores para trabalharem com os documentos em sala de aula, tais como:

Escolha uma:
a. Orientar uma descrição prévia (tipo, ano e local da produção, autor) e mobilizar essa descrição do documento no momento da interpretação. No estudo de um documento, as condições de sua produção e a autoria são fundamentais para o entendimento do ponto de vista nele representado.
b. Deixar a leitura e a compreensão ao aluno, e assim estimular sua habilidade de interpretação e sua autonomia intelectual.
c. Evitar a interpretação, pois o documento já “fala por si” e sua mensagem é inconfundível.
d. Usar somente documentos escritos originais ou no máximo fac-símiles, pois só assim se pode alcançar o objetivo de proporcionar aos alunos um contato direto com o passado.
Questão 4

Texto para questões 3 e 4

Tudo isso para dizer que é possível que todos esses esforços para controlar os conteúdos do ensino da história, bem como os debates que isso provoca, estejam alicerçados numa ilusão. Neste fim de século, é possível que a narrativa histórica não tenha mais tanto poder, que a família, o meio ao qual se pertence, circunstâncias marcantes no ambiente em que se vive, mas sobretudo os meios de comunicação, tenham muito mais influência. O que deveria nos levar a não perder de vista a função social geralmente declarada hoje a respeito do ensino da história: formar indivíduos autônomos e críticos e levá-los a desenvolver as capacidades intelectuais e afetivas adequadas, fazendo com que trabalhem com conteúdos históricos abertos e variados, e não com conteúdos fechados e determinados como ainda são com frequência as narrativas que provocam disputas. Senão, essas guerras de narrativas desencadeadas em todo o mundo vão acabar gerando somente perdedores, tanto no que diz respeito à identidade nacional quanto em relação à vida democrática. (Christian Laville)

Segundo o que você leu no texto acima, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a. Conforme Laville, a História e o ensino dela adquiriram maior relevância desde as últimas décadas do século XX, uma vez que a narrativa histórica serve como modelo na formação das novas gerações.
b. Segundo o autor, é uma ilusão pensar que a História e o ensino dela perderam força explicativa, a narrativa histórica continua sendo fundamental na formação de novas gerações que valorizam as tradições, os saberes das gerações que as precederam e a maioria dos alunos, a mídia e a sociedade valorizam as aprendizagens de História.
c. A ilusão a que se refere o autor diz respeito ao poder da família, do meio e das mídias na formação das novas gerações, elas contribuem mas a escola é o único espaço que educa.
d. Segundo o autor, embora os governos, os professores e as sociedades debatam a respeito do que deve ser ensinado na disciplina História, ocorrendo, portanto, uma guerra de narrativas, o fato é que tanto a História como o ensino dela perderam o papel que já desempenharam na formação das novas gerações e outras instituições, como por exemplo a família, o meio ao qual pertencem e, sobretudo, as mídias, têm maior influência na formação.

Respostas

respondido por: renatakmc
16
No meu entender
Questão  2 - B = II e III
Questão  3 - a - Orientar uma descrição prévia (tipo, ano e local da produção, autor) e mobilizar essa descrição do documento no momento da interpretação. No estudo de um documento, as condições de sua produção e a autoria são fundamentais para o entendimento do ponto de vista nele representado.
Questão 4 - 
d. Segundo o autor, embora os governos, os professores e as sociedades debatam a respeito do que deve ser ensinado na disciplina História, ocorrendo, portanto, uma guerra de narrativas, o fato é que tanto a História como o ensino dela perderam o papel que já desempenharam na formação das novas gerações e outras instituições, como por exemplo a família, o meio ao qual pertencem e, sobretudo, as mídias, têm maior influência na formação.

gutoferraz1: questão 5?
gutoferraz1: O caráter interdisciplinar do ensino é sempre uma articulação do todo com as partes, dos meios com os fins, da reflexão com a prática. Mas estas relações só se tornam efetivas quando se estabelecem democraticamente, no diálogo entre professor - alunos e entre as diferentes áreas e/ou disciplinas na construção de aprendizagens significativas pelos alunos, conforme propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

Assinale a alternativa correta acerca das práticas interdisciplinalidade
lucilenedepaul: Muito obrigada! Me ajudou de mais
karensotnas: questao 5:Essas práticas estão de acordo com os PCNs porque só através da interdisciplinaridade o professor pode abordar os temas transversais, como cidadania, por exemplo.
tattynhaa: ACABEI DE FAZER E ESTOU SEGUINDO O QUE FOI COLOCADO, espero que estejam certas..
JosiLucindo: Galera, penso que a QUESTÃO 5, seja a resposta C, pois práticas interdisciplinares e temas transversais são coisas distintas. Posso trabalhar a interdisciplinaridade em temas que não são transversais.
Perguntas similares