1- Frequentemente, na área de editoração, desenvolve-se um padrão de diagramação para orientar os projetos editoriais, com o objetivo de definir e regular, previamente, o estilo dos textos, a padronização de grafias, os tipos de pautas, as cores, os tipos de gráficos e imagens, as questões éticas e o público-alvo. Esses patamares servem como norteadores para o projeto. Qual alternativa abaixo aponta o nome dado a esse padrão?
A) Projeto tipográfico.
B) Projeto iconográfico.
C) Projeto plantográfico.
D) Projeto gráfico.
E) Projeto tampográfico.
2- A edição de projetos editoriais depende da correta harmonia daquilo que dá o “ritmo” a uma página, os elementos gráficos editoriais. Como o nosso dia a dia é cada vez mais corrido, nós, leitores, deixamos de ler de uma maneira linear e passamos a dar uma “olhada” rápida pelas páginas. Com isso, a principal estratégia de edição de veículos de comunicação, tais como jornais, revistas e portais de notícia, é não apenas entregar a informação ao leitor, mas capturar a sua atenção, e para isso faz uso da harmonização do conjunto de diversos elementos gráficos editorias no espaço da página, fazendo com que a leitura seja uma experiência marcante, fazendo, assim, o enlace do leitor. Qual alternativa abaixo aponta o nome e o conceito de um desses elementos gráficos?
A) Laminação: processo que consiste em aplicar uma película plástica no papel. Essa película pode ter diversas características, como ser brilhante ou fosca, com padrões de cores, texturas etc.
B) Serviço: texto opcional acrescentado ao final de uma matéria com informações sobre os produtos citados, como endereços, telefones, horários de atendimento e valor do ingresso. É usado geralmente para espetáculos, feiras e afins.
C) Bloco: o bloco é um acabamento simples e pouco ofertado pelo mercado gráfico. É mais oferecido no mercado de profissionais liberais, como dentistas, advogados, médicos etc.
D) Aspen: é o tipo de papel ideal para impressão de convites de luxo. Liso e brilhante, com aspecto metalizado/perolado, pode ser encontrado em diversas cores.
E) Gramatura: é definida pelo peso por m² do papel. Nada mais é do que uma unidade de peso de gramas por metro quadrado (g/m²).
3- A serifa é o elemento da anatomia dos tipos que você vai mais ouvir falar. É o mais importante e o que você DEVE conhecer obrigatoriamente. Existem tipos com e sem serifa (ou sans-serif, do francês), e a classificação dos tipos, em serifados e sem serifa, é a principal forma de diferenciação das letras. Serifas são os pequenos traços, ou prolongamentos, que existem no final das hastes dos glifos. Qual alternativa abaixo aponta para qual uso são, geralmente, indicadas as fontes com serifa?
A) Livros, jornais e revistas.
B) E-books ou livros digitais.
C) Sites e aplicativos.
D) Vídeos, filmes e comerciais de TV.
E) Apresentações multimídia.
4- Uma das maneiras mais eficazes de classificar os processos de impressão é a partir da forma e do tipo de funcionamento da matriz que cada um desses processos utiliza. Assim, temos cinco grandes sistemas de impressão: planografia, eletrografia, permeografia, relevografia e a encavografia. Qual alternativa abaixo aponta o conceito de relevografia?
A) Esse processo baseia-se em uma matriz em baixo relevo, sendo que os elementos que serão impressos são formados por sulcos em baixo relevo na matriz, que armazenam a tinta, que será transferida para o papel ou outro suporte mediante pressão.
B) Impressão realizada mediante uma matriz permeável, sendo os elementos que serão impressos formados por áreas permeáveis ou perfuradas da matriz.
C) Nesse processo, a matriz é plana, porém as áreas que serão impressas são determinadas, seja na matriz ou no próprio suporte, a partir de fenômenos eletrostáticos, e não físico-químicos.
D) Impressão realizada mediante matriz em alto relevo, sendo que os elementos que serão impressos ficam em relevo na matriz e são entintados, imprimindo mediante pressão sobre o suporte.
E) Nesse processo, não há qualquer relevo que determine a impressão: a matriz é plana. É por meio de fenômenos físico-químicos de repulsão e atração que os elementos utilizados (tintas, água) se alojam nas áreas gravadas para sua reprodução no suporte (papel).
Respostas
Olá,
1. D) Projeto gráfico.
Projetos gráficos envolvem: definição de layout: cores, tipografia, design, etc. e aspecto editorial—textos, linguagem, e conteúdo.
2. B) Serviço.
Chamado de Box, é um elemento auxiliar da página que apresenta informações de forma resumida e com destaque visual. Geralmente apresenta informações complementares ao texto principal porém de forma mais sintética e com ênfase nos aspectos visuais.
3. A) Livros, jornais e revistas.
A serifa torna as letras individuais mais distintas e mais fáceis de serem reconhecidas por nossos cérebros. São mais fáceis de ler em trabalhos impressos.
D) Impressão realizada mediante matriz em alto relevo, sendo que os elementos que serão impressos ficam em relevo na matriz e são entintados, imprimindo mediante pressão sobre o suporte.
Relevografia é o tipo de impressão na qual a matriz/chapa possui um alto relevo, como o próprio nome já diz, e é embebida com tinta.