Respostas
Pois toda a função e funcionamento do metabolismo de uma célula estão baseados em suas organelas. Mesmo numa célula procarionte, caracterizada pela ausência de organelas, há uma exceção vital para o organismo: os ribossomos.
Nos dois tipos de células, sem ribossomos não teria como o metabolismo funcionar, já que tudo depende da ação de proteínas, produzidas por essa organela, que pode estar livre no citoplasma, só ou em conjunto, ou em outra organela: o Retículo Endoplasmático.
Essa outra organela é dividida em duas: R.E. Rugoso e R.E. Liso. O rugoso tem a função de também produzir proteínas, dessa vez para exportação para fora da célula, num organismo pluricelular, como humanos. A partir desse mecanismo os sistemas do corpo são possíveis. O liso tem a função de produzir lipídeos - além de armazenamento de energia, são reguladores térmicos - e, além disso, fazem a detoxificação de tóxicos no organismo, como o álcool.
Além dessas, há o Complexo de Golgi. Essa organela tem um papel fundamental no Sistema Imunológico, produzindo vesículas exportadoras de anticorpos, ou toxinas que atacam células invasoras.
Ainda existem várias outras que desempenham um papel crucial para a vida, seja animal ou vegetal, pluri ou unicelular.