Respostas
O acompanhamento musical da capoeira, desde os primórdios até nossos dias, já foi feito pelo berimbau, pandeiro, adufe, atabaque, ganzá ou reco-reco, caxixi e agogô. No presente, é comum vê-la acompanhada frequentemente por berimbau, pandeiro e caxixi.
Desconhece-se precisamente a verdadeira origem do Berimbau e por que vias chegou ao Brasil. Registra-se sua existência em várias partes do mundo, inclusive na África, nos territórios de Iaca e Benguela.
O Pandeiro é bastante relacionado como um dos antiquíssimos instrumentos musicais da Índia. Os hebreus o utilizavam bastante, mormente em cerimônias religiosas, mas entrou no Brasil por via portuguesa.
O Adufe foi instrumento familiar dos hebreus e teve muito prestígio entre os monarcas na Arábia depois da invasão ás penínsulas ibéricas. Assim como o pandeiro, o adufe entrou no Brasil por via portuguesa, mas atualmente não se tem mais notícia de sua existência.
O Atabaque é um instrumento oriental muito antigo entre os persas e os árabes, muito divulgado na África. Embora os africanos já conhecessem o atabaque, acredita-se que ao chegarem ao Brasil já o encontraram aqui, trazido pelos portugueses para ser usado em festas e procissões religiosas, como o pandeiro e o adufe. Desconhece-se a história de como passou a ser utilizado na capoeira.