1) O que são os “primeiros socorros”? (1 ponto)
2) O que é o “dever de agir”? Cite 3 situações em que o “dever de agir” se faz presente. (1 ponto)
3) O que quer dizer o conceito “Isolamento de substâncias corporais”? Nesse sentido, cite 2 diretrizes de
segurança que o socorrista deve observar. (1 ponto)
4) Qual o objetivo da avaliação primária? Cite as etapas que compõe a avaliação primária na sequência
correta. (1 ponto)
5) Qual o objetivo da avaliação secundária? Cite as etapas que compõem a avaliação secundária na
sequência correta. (1 ponto)
6) O que é o Suporte Básico de Vida? (1 ponto)
7) Na respiração artificial, o sopro deve atender a 4 requisitos básicos para que seja eficaz. Nesse caso,
quais são estes requisitos? (1 ponto)
8) O que é e o que causa a distensão gástrica? (1 ponto)
9) O que é a manobra de Heimlich? Em qual tipo de vítima ela não deve ser aplica. (1 ponto)
10) De modo geral, como é feita a manobra de desengasgo em lactente consciente? (1 ponto)
Respostas
Olá!!
Vamos as respostas:
1 - Primeiros Socorros são as medidas feitas logo no momento do acidente para ajudar a salvar a vida da vítima antes da ajuda profissional chegar.
2 - É quando o colaborador no exercício de sua função tem que fazer seu trabalho e não pode se negar a isso, pois omitir socorro é crime. Assim podemos citar algum acidente de carro, ao encontrar alguém tendo uma convulsão e até mesmo alguém se afogando.
3 - Isolar uma parte do corpo que esteja saindo alguma substância e evitar entrar em contato com a mesma. Por exemplo, não tocar na urina ou até mesmo no sangue de aguem que está contaminado.
4 - O seu objetivo e de ver qual a parte da vitima precisa de atendimento imediato. As etapas são: AIRWAY; BREATHING; CIRCULATION; DISABILITY; EXPOSITION.
5 - Já a secundária é para ver se a pessoa está com alguma lesão que comprometa sua vida. São vinte etapas: Palpação da CERVICAL; Colocar COLAR cervical; COLUNA vertebral ( verifica em Y); Osso FRONTAL e OCCIPITAL; Estrutura da FACE; PUPILAS; OUVIDOS; Cavidade NASAL; Cavidade ORAL; MAXILAR; MANDÍBULA; CLAVÍCULAS; + (2 Giros para cima); CAIXA TORÁCICA; Quadrantes ABDOMINAIS; CINTURA PELVE; + (2 Giros para baixo); MEMBROS INFERIORES – MMII; PERFUSÃO periférica deficitária – MIE, MID; SENSIBILIDADE – MIE, MID; MEMBROS SUPERIORES – MMSS PERFUSÃO periférica deficitária – MSE, MSD; SINAIS VITAIS.
6 - É o suporte que faz com que o individuo ajude a diminuir ou evitar novas lesões na vitima até que a ajuda profissional chegue.
7 - Primeiro a vitima deve estar deitada em um local rígido; segundo tem que desobstruir as vias áreas; terceiro é bom abrir a roupa na altura do peito; quarto começar a massagem cardíaca.
8 - É quando a região do abdome fica muito inchada por causa da presença de algum liquido. Uma causa comum num acidente seria uma hemorragia interna.
9 - É uma manobra utilizada pra retirar um corpo estranho que esteja causando asfixia na vitima. Ela não deve ser aplicada se a vitima for uma mulher gravida.
10 - Coloca o bebê na palma da mão, virado para o chão, um pouco inclinado, e começa a dar leve tapinhas nas suas costas pois não se pode machucar a coluna da criança.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!