Alguém me ajuda com essas questões abaixo.
1)Quais as principais características da teoria gramsciana e da Teoria da Concorrência de Partidos? Quais as suas principais divergências entre essas correntes?

2)Segundo a Teoria Econômica da Democracia, a sociedade é composta de indivíduos, que podem ser classificados em cidadãos, políticos e burocratas. Como se relacionam os interesses individuais e públicos, no processo decisório desses agentes?

3)Um dos fundamentos da Teoria da Concorrência de Partidos é a existência de altos custos de informação ao eleitor (cidadão). Como essa “falha de informação” influencia a dinâmica da organização política em partidos?

Respostas

respondido por: makmorales
2

Olá,

1) Entre as principais características da Teoria Gramsciana está o fato de que para Gramsci a superestrutura possui muita influência sobre a estrutura, e que o proletariado deve conquistar a hegemonia no campo das ideias para que haja a revolução. Já a Teoria da Concorrência de Partidos diz que quando os eleitores não estão satisfeitos com os resultados dos políticos, há a migração para outros, isto é, uma alternância de poder, a maior diferença com as ideias de Gramsci.

2) Com base na concepção de Teoria Econômica da Democracia, podemos dizer que a pressão popular possui efeito nos processos decisórios, principalmente em relação ao voto, onde os eleitores podem escolher aqueles que os representem.

3) Essa "falha de informação" pode beneficiar aqueles partidos com maior poder aquisitivo e estruturação, abocanhando grande parte do eleitorado.

Abraços!


Alayni: Muito obrigado pela sua colaboração!!!
Perguntas similares