Com a urbanização do país e a industrialização, a educação ganhou uma nova condição. A ascensão de Getúlio Vargas ao poder (1930) demonstra a nova relação do estado com a sociedade. Uma nova centralização do poder se desenhou. A interferência do governo federal nos estados e uma política nacional para a economia passou pela educação. A necessidade de um currículo básico para a formação dos brasileiros. A ?Reforma Capanema? (1942) expressa estas mudanças. Sobre ela, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS Valorizou a educação laica e procurou combater o ensino técnico profissionalizante. Gustavo Capanema, ministro da Educação e Saúde do governo Vargas, era crítico a uma formação exclusiva para o trabalho, para ele, educar para as letras e artes eram mais importantes que operar uma máquina. Educador nato, Capanema, valorizava o estrangeirismo. Sua defesa da cultura francesa e a implantação do modelo europeu de formação básica no Brasil lhe renderam críticas. Mas, com o apoio de Getúlio Vargas, manteve seu projeto e influenciou a implantação de escolas franco-brasileiras em boa parte do território nacional. Atendendo aos interesses da produção industrial e da integração do homem livre ao mercado de trabalho, a Reforma Capanema tem um discurso de valorização do operário e de qualificação técnica. Capanema revolucionou a educação brasileira ao implantar o método Paulo Freire na maioria das escolas brasileiras. Para ele, o regionalismo tem um papel fundamental na formação das crianças e do acesso ao conhecimento.Respostas
respondido por:
3
Atendendo aos interesses da produção industrial e da integração do homem livre ao mercado de trabalho, a Reforma Capanema tem um discurso de valorização do operário e de qualificação técnica.
valeriaaugusta:
obrigada
Perguntas similares
10 anos atrás
10 anos atrás
10 anos atrás