• Matéria: Biologia
  • Autor: netosites
  • Perguntado 7 anos atrás

Após uma pessoa se cortar ocorre imediatamente um sangramento pelo rompimento de vasos sanguineos na lesão, minutos após o sangue na extremidade destes vasos coagula (hemostasia), começa então um processo inflamatório caracterizado pela saida de leucócitos de dentro dos capilares (diapedese) com o objetivo de fagocitar as particulas que ficaram alojadas no ferimento Paralelamente a estes fenômenos inicia-se a proliferação de capilares (angiogénese), aumentando o fluxo sanguineo na região. Na porção mais superficial da pele há um intenso aumento das mitoses, que mais tarde vão preencher a zona lesada com células epiteliais. De que se trata o caso descrito? Os fenómenos citados ocorrem em média quanto tempo após a lesão? Paciente, 45 anos, sexo masculino com histórico de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) crônico é submetido a uma endoscopia onde foram retirados fragmentos por biopsia de seu esofago. Na endoscopia observaram-se áreas de epitélio irregular de coloração avermelhada (imagem à esquerda) e um estreitamento do esofago; na análise microscopica dos fragmentos observou-se a imagem da direita. A complicação mais temida dessa doença é o desenvolvimento de displasias epiteliais que podem evoluir para adenocarcinoma. De qual patologia se trata? Justifique sua resposta

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
1

Oi!

A patologia de que se trata no enunciado da questão é o esôfago de Barrett.

Esta enfermidade acomete duas vezes mais  homens brancos em relação ás mulheres, especialmente se o homem for alcoólatras e tabagistas; raramente ocorre em afrodescendentes e asiáticos.

O esôfago de Barrett ocorre mediante lesão  do esôfago, mais especificamente na  porção inferior ocasionada pelo refluxo gastroesofágico, quando o conteúdo do estômago retorna para o esôfago, acarretando reação de defesa do organismo em consequência da lesão.

Perguntas similares