Belo Horizonte, 24 de março de 2018. Senhor Gerente do Departamento de Trânsito de Belo Horizonte, Há anos estamos enfrentando sérios problemas com o trânsito local na rua Capitão Leonídio Soares, bairro Planalto. Dessa forma, solicitamos a diminuição do tráfego nessa rua. Como é de seu conhecimento, a Avenida Cristiano Machado é uma das mais movimentadas de nossa cidade. Ela concentra um grande número de veículos – incluindo-se automóveis, ônibus e caminhões –, já que conduz o fluxo tanto ao centro da cidade quanto às rodovias que levam a cidades vizinhas. A consequência disso é que muitos automóveis utilizam além da avenida principal, também a rua Capitão Leonídio Soares como atalho. O resultado desse trânsito na rua é muito ruim. Há poluição do ar, barulho insuportável de motores e buzinas, riscos constantes para nossas crianças, insegurança, em virtude da constante circulação de pessoas estranhas ao local, má qualidade de vida. Portanto, é essencial a mudança no trânsito do bairro Planalto de modo a diminuir o tráfego na rua Capitão Leonídio Soares. Sem mais, circunscrevo-me. Adriano Melo Morador da rua Capitão Leonídio Soares
Pelas características da organização da carta, pode-se afirmar que se trata, essencialmente, de um texto jornalístico. dissertativo. informativo. narrativo?
Respostas
respondido por:
19
Nesta carta, o autor se dirige ao gerente do Departamento de Trânsito da sua cidade (Belo Horizonte), solicitando a diminuição do tráfego na sua rua (rua Capitão Leonídio Soares).
Para convencer o gerente do porquê dessa mudança, o autor utiliza alguns argumentos, como o fato de os motorista estarem utilizando a rua em questão como atalho à Avenida Cristiano Machado, o que está aumentando a poluição, o barulho e a insegurança para os moradores.
Portanto, esse texto pode ser considerado dissertativo, visto que traz opinião e argumentos para convencer um leitor em específico.
Resposta: Dissertativo.
respondido por:
0
Resposta:
Dissertativo.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás