• Matéria: Lógica
  • Autor: jeysonlr
  • Perguntado 7 anos atrás

Os computadores são dispositivos binários, isso significa que aceitam apenas dois valores: 0 e 1. Para representar os
caracteres alfabéticos e outros caracteres, como os acentos, internamente é feita uma conversão do caractere para um valor
numérico, em seguida esse valor numérico é convertido em um número binário. A conversão do caractere para o valor
numérico é feita de acordo com determinado padrão, e um dos padrões que foi largamente usado e ainda é encontrado hoje é
a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Na tabela ASCII existe um código numérico para cada
letra do alfabeto, além dos dígitos numéricos e caracteres especiais. Sabendo que os dígitos de 0 a 9 são representados com os
códigos de 48 a 57 na tabela, qual seria a melhor estrutura de decisão para um algoritmo que gera um relatório a partir das
opções de um menu que vão de 0 a 9?

a) Estrutura de decisão condicional.
b) Estrutura condicional simples.
c) Estrutura condicional aninhada.
d) Estrutura condicional composta.
e) Seleção de casos.

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
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Oi!

Para que possamos responder corretamente essa questão, perceba que devemos primeiramente desenvolver  algoritmo:


Algoritmo "Calculadora"

//Função: Calcular

//Autor: Lucas

//Data: 18/09/2012

var

Decidir,decidir2: caractere

x,y: real

valor1,valor2: real

Final: caracter

a,b,c,delta: real

Inicio

Final <- "Sim"

Enquanto (final = "sim") Faca

  Escreval ("Digite 1 Para ADIÇÃO")

  Escreval ("Digite 2 Para SUBTRAÇÃO")

  Escreval ("Digite 3 Para DIVISÃO")

  Escreval ("Digite 4 Para MULTIPLICAÇÃO")

  Escreval ("Digite 5 Para BHASKARA")

  Escreval ("Digite 6 Para PORCENTAGEM")

  Escreval ("Digite 7 Para POTÊNCIA")

  Escreval ("Digite 8 Para ÁREAS")

  Escreval ("Digite 9 Para RAÍZ")

  Escreval ("Digite 10 Para Sair")

  Leia (decidir)

  Limpatela

  Se (Decidir = "10") então

  Escreval ("Finalizando Programa...")

  Fimse

  Se (decidir = "2")  então

     Escreval ("Digite o valor de X:")

     Leia (x)

     Escreval ("Digite o valor de y:")

     Leia (y)

     Valor1 <- (X - Y)

     Escreval ("O resultado é:", valor1)

  Fimse

  Se (decidir = "1") então

     Escreval ("Digite o valor de X:")

     Leia (x)

     Escreval ("Digite o valor de y:")

     Leia (y)

     Valor1 <- (X + Y)

     Escreval ("O resultado é:", valor1)

  Fimse

  Se (decidir = "4")  então

     Escreval ("Digite o valor de X:")

     Leia (x)

     Escreval ("Digite o valor de y:")

     Leia (y)

     Valor1 <- (X * Y)

     Escreval ("O resultado é:", valor1)

  Fimse

  Se (decidir = "3")  então

     Escreval ("Digite o valor de X:")

     Leia (x)

     Escreval ("Digite o valor de y:")

     Leia (y)

     Valor1 <- (X / Y)

     Escreval ("O resultado é:", valor1)

  Fimse

  Se (decidir = "7") então

  Escreval ("Digite o valor de X:")

     Leia (x)

     Escreval ("Digite o valor do Expoente:")

     Leia (y)

     Valor1 <- (X ^ Y)

     Escreval ("O resultado é:", valor1)

  Fimse

   Se (decidir = "6") então

  Escreval ("Digite a Porcentagem de X:")

     Leia (x)

  Escreval ("Digite o Valor de X:")

     Leia (y)

     Valor1 <- (x / 100)

     Valor2 <- (Valor1 * y)

     Escreval ("O resultado é:", valor2)

  Fimse

    Se (decidir = "9") então

  Escreval ("Digite a Raiz:")

     Leia (y)

     Valor1 <- (RaizQ (y))

     Escreval ("O resultado é:", valor1)

  Fimse

  Se (decidir = "5") então

  Escreval ("Digite o valor de A:")

     Leia (a)

   Escreval ("Digite o valor de B:")

     Leia (

   Escreval ("Digite o valor de C:")

   Leia (c)

   Delta <- ((b*-(4*a*c))

   Valor1 <- ((- + (RaizQ(Delta)))/(2*a)

   Valor2 <- ((- - (RaizQ(Delta)))/(2*a)

 Escreval ("Delta:", Delta)

 Escreval ("x1:", Valor1)

 Escreval ("X2:", Valor2)

   Fimse

   Se (Decidir = "8") então

   Escreval ("Qual dessas áreas desejas:")

   Escreval (" a) Paralelepípedo;")

   Escreval ("  Triângulo;")

   Escreval (" c) Quadrado;")

   Escreval (" d) Circunferência;")

   Escreval (" e) Cubo;")

   Escreval (" f) Cone;")

   Escreval (" g) Voltar ao menu inicial")

   Leia (decidir2)

  Se (decidir2 = "a") então

  Escreval ("Digite o valor de A:")

  Leia (a)

  Escreval ("Digite o valor de B:")

  Leia (

  Escreval ("Digite o valor de C:")

  Leia (c)                                             //at = 2 (ab + bc + ac)

  Valor1 <- (((a* + (b*c) +  (a*c)))

  Valor2 <- (2 * Valor1)

  Escreval ("A área total é:", Valor2)

  Fimse

   Se (decidir2 = "b") então

   Escreval ("Digite o valor da Base:")

   Leia (a)

   Escreval ("Digite o valor da Altura:")

   Leia (

   Valor1 <- (a* / 2            //V = B * H /2

   Escreval ("A área total é:", Valor1)

   Fimse

    Se (decidir2 = "c") então

    Escreval ("Digite o valor do Lado:")

    Leia (a)

    Valor1 <- (a*a)                   // Lado²

    Escreval ("Área total:", valor1)

    Fimse

     Se (decidir2 = "d") então

     Escreval ("Digite o valor do Raio:")

     Leia (a)

     Valor1 <- (a*a) * 3.14        // At = Pi * Raio²

     Escreval ("Área total:", Valor1)

     Fimse

     Se (decidir2 = "e") então

      Escreval ("Digite o valor do Lado:")

      Leia (a)

      Valor1 <- (a*a) * 6         //6*Lado²

      Escreval ("A área total é:", Valor1)

      Fimse

       Se (decidir2 = "f") então

       Escreval ("Digite o valor do Raio:")

       Leia (a)

       Escreval ("Digite o valor da Geratriz:")

       Leia (

       Valor1 <-  ((3.14 * a) * (b + a))         //Pi * r (g+ r)

       Escreval ("A área total é:", valor1)

       Fimse

  Se ((decidir <> "1") e (decidir <> "2") e (decidir <> "9") e (decidir <> "3") e (decidir <> "4") e(decidir <> "5") e (decidir <> "6") e (decidir <> "7") e(decidir <> "8")) então

  Escreval ("Operação inexistente")

  Fimse

  Escreval ("Queres continuar?")

  Leia (Final)

  [B]Fimenquanto[/B]

  Escreval ("Finalizando...")

Fimalgoritmo


--> como podemos perceber, se trata de:

a) Estrutura de decisão condicional.


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