• Matéria: Contabilidade
  • Autor: djsambaiba2015pav2dv
  • Perguntado 7 anos atrás

O inventário é o documento no qual se descrevem e se avaliam os componentes patrimoniais de uma entidade, no todo ou em parte. É um arrolamento de bens. Quando fazemos o inventário de mercadorias, estamos discriminando cada espécie de mercadoria e seu valor. Dessa forma, temos uma descrição analítica do elemento patrimonial denominado Mercadorias. O total apurado no inventário aparecerá de forma sintética no Balanço Patrimonial. É um dos meios utilizados pelos gestores para a fiscalização dos bens existentes em poder de uma entidade e, na sua essência, para o levantamento do Balanço Patrimonial e para a apuração do resultado do exercício. As empresas utilizam duas formas para inventariar o estoque de mercadorias. Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres), elencando e conceituando as formas de inventários.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
14

Olá!

Existem dois tipos de inventários de estoques que as empresas podem adotar, são eles: inventário permanente e inventário periódico.

O inventário permanente é importante para que as grandes empresas consigam estocar uma maior proporção de produtos ou de transações. O controle do estoque precisa ser feito de maneiro contínua e o acompanhamento da organização também.

Já o inventário periódico é mais adotado por empresas de médio e pequeno porte, pois na maioria das vezes não apresentam uma grande proporção de estoque. Nessa modalidade de inventário não é feito controle de saída dos estoques. E a contagem do mesmo é realizada fisicamente ao final do exercício.

Espero ter ajudado, bons estudos!


Perguntas similares